Caso Daniel: entenda a prisão preventiva do jogador por agressão sexual

Caso Daniel Alves: vítima se recusa a ser examinada por psicólogo da defesa

O jogador Daniel Alves foi preso nesta segunda-feira, 23, acusado de ter estuprado e agredido sexualmente uma mulher em uma boate na Espanha. A jovem  de 23 anos, que não teve a identidade divulgada, fez a denúncia no dia 2 de janeiro, ao afirmar que foi perseguida pelo atleta no banheiro do estabelecimento.

De acordo com a denúncia, tudo ocorreu no dia 30 de dezembro de 2022 em uma boate de luxo de Barcelona. A mulher relata que o jogador de futebol a agrediu e estuprou no banheiro da área VIP do ambiente, por volta das 4h da manhã.

A jovem ainda afirma que foi forçada a sentar no colo dele e ao resistir, foi jogada no chão, esbofeteada e forçada a fazer sexo oral nele. As imagens da boate mostram que ela ficou cerca de 14 minutos no banheiro e Daniel Alves 16.

Prisão

A justiça espanhola determinou a prisão preventiva e sem fiança para Daniel Alves, de início, ele foi levado para uma penitenciária a 25 km de Barcelona. O jogador pode ficar preso dois anos até o julgamento, se após esse período o caso não for concluído, ele poderá aguardar em liberdade.

“São acusações em que, tradicionalmente, a palavra da vítima é uma palavra muito importante, é uma palavra determinante”, disse o advogado Alamiro Velludo em entrevista ao Jornal Nacional. 

Recusa de indenização

Segundo a juíza responsável pelo caso, a mulher que acusa Daniel Alves afirmou que não quer receber indenização financeira, caso ele seja condenado. 

Transferência de prisão

Por questões de segurança, Daniel Alves foi transferido de prisão nesta segunda-feira, 23. Ele foi enviado ao presídio de  Brians 2, para evitar risco à integridade física. Segundo a Secretaria de Justiça do governo da Catalunha, não houve nenhuma ameaça,a transferência é preventiva.

Defesa

Daniel Alves contratou um dos advogados penalistas mais conhecidos da Espanha, Cristóbal Martell passou integrar o time de defesa do jogador e prepara um recurso que deve ser apresentado nesta terça-feira, 24, à Justiça local para que ele responda pelo caso em liberdade.

Martell é conhecido por conseguir acordos judiciais e ter defendido casos famosos e midiáticos na Espanha, como o do jogador argentino Lionel Messi, acusado de fraude fiscal quando jogava no Barcelona. Messi acabou condenado a 21 meses de prisão no caso, mas não cumpriu pena por uma brecha na lei espanhola, que permite liberdade a condenados a menos de dois anos de prisão sem antecedentes criminais.

Nova Lei Espanhola

A nova lei contra a violência sexual aprovada na Espanha no fim do ano passado. Conhecida como “Solo sí es sí” (“Apenas sim quer dizer sim”, em tradução livre), a nova medida é focada no consentimento explícito da vítima, o que, neste caso, não foi feita, segundo a acusação.

Depoimentos 

Uma das jovens que acompanhava à jovem disse em depoimento que Daniel Alves a tocou violentamente e colocou a mão em suas partes íntimas. A testemunha disse que conseguiu se safar e se afastar do jogador.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Cachorro de Anitta é resgatado pelos bombeiros: Emocionante história de conexão e resgate

Cachorro de Anitta é resgatado pelos bombeiros: “Embaixo da casa”

Anitta relatou que Charlie, seu cachorro, sumiu na noite de Natal e descobriu que ele estava sob a sua mansão, localizada no Rio de Janeiro. A cantora se emocionou ao contar que encontrou o seu cachorro Charlie, que sumiu durante a noite de Natal. A poderosa detalhou que ouviu um latido parecido com o de Charlie durante a madrugada, mas foi desacreditada de que era de seu pet e foi dormir. Já de manhã, depois de horas procurando o mascote, um primo de Anitta relatou que ouviu o chamado do cão, mas não sabia de onde vinha.

Foi, nesse momento, que ela percebeu que o som vinha do chão. “Meu cachorro cavou um buraco para embaixo da casa, provavelmente com medo dos fogos, e não conseguiu mais sair”, declarou, explicando que ligou para o Corpo de Bombeiros para buscar ajuda. A cantora explicou que buscou ajuda espiritual para que o animalzinho fosse resgatado e a sua cartomante explicou que ela precisaria se conectar com o cachorro. Por conta das horas que passou no buraco, ela declarou que o animal não tinha forças para caminhar.

“A única forma de ele sair dali era ele mesmo encontrar um caminho de alguma forma para um lugar em que o bombeiro pudesse alcançar ele, porque existia um limite onde só quem cabia ali era o cachorro”, contou. A forma que Anitta encontrou para ajudar Charlie a sair do buraco foi meditação, para se conectar com ele, e a utilização de incensos e uma música para se acalmar. Ela foi colocando o cheiro para guiar o animal, mentalizando o caminho que ele precisava seguir e conseguiu levar o mascote ao caminho certo.

Quando abraçou seu pet, a cantora começou a chorar. Anitta surpreendeu os fãs nesta terça-feira e posou de vestido verde e brilhante. Ela e o cachorro Galgo Italiano, Plínio, celebraram o Natal junto da família. É importante destacar que, ao se deparar com a situação de seu cachorro preso embaixo da casa, Anitta não mediu esforços para garantir a segurança e o resgate do seu amado pet. O caso serviu para mostrar a importância da conexão entre humanos e animais, e a dedicação da cantora em garantir o bem-estar de seus companheiros de quatro patas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp