Press "Enter" to skip to content

Caso Daniel: entenda a prisão preventiva do jogador por agressão sexual

Última atualização 24/01/2023 | 15:51

O jogador Daniel Alves foi preso nesta segunda-feira, 23, acusado de ter estuprado e agredido sexualmente uma mulher em uma boate na Espanha. A jovem  de 23 anos, que não teve a identidade divulgada, fez a denúncia no dia 2 de janeiro, ao afirmar que foi perseguida pelo atleta no banheiro do estabelecimento.

De acordo com a denúncia, tudo ocorreu no dia 30 de dezembro de 2022 em uma boate de luxo de Barcelona. A mulher relata que o jogador de futebol a agrediu e estuprou no banheiro da área VIP do ambiente, por volta das 4h da manhã.

A jovem ainda afirma que foi forçada a sentar no colo dele e ao resistir, foi jogada no chão, esbofeteada e forçada a fazer sexo oral nele. As imagens da boate mostram que ela ficou cerca de 14 minutos no banheiro e Daniel Alves 16.

Prisão

A justiça espanhola determinou a prisão preventiva e sem fiança para Daniel Alves, de início, ele foi levado para uma penitenciária a 25 km de Barcelona. O jogador pode ficar preso dois anos até o julgamento, se após esse período o caso não for concluído, ele poderá aguardar em liberdade.

“São acusações em que, tradicionalmente, a palavra da vítima é uma palavra muito importante, é uma palavra determinante”, disse o advogado Alamiro Velludo em entrevista ao Jornal Nacional. 

Recusa de indenização

Segundo a juíza responsável pelo caso, a mulher que acusa Daniel Alves afirmou que não quer receber indenização financeira, caso ele seja condenado. 

Transferência de prisão

Por questões de segurança, Daniel Alves foi transferido de prisão nesta segunda-feira, 23. Ele foi enviado ao presídio de  Brians 2, para evitar risco à integridade física. Segundo a Secretaria de Justiça do governo da Catalunha, não houve nenhuma ameaça,a transferência é preventiva.

Defesa

Daniel Alves contratou um dos advogados penalistas mais conhecidos da Espanha, Cristóbal Martell passou integrar o time de defesa do jogador e prepara um recurso que deve ser apresentado nesta terça-feira, 24, à Justiça local para que ele responda pelo caso em liberdade.

Martell é conhecido por conseguir acordos judiciais e ter defendido casos famosos e midiáticos na Espanha, como o do jogador argentino Lionel Messi, acusado de fraude fiscal quando jogava no Barcelona. Messi acabou condenado a 21 meses de prisão no caso, mas não cumpriu pena por uma brecha na lei espanhola, que permite liberdade a condenados a menos de dois anos de prisão sem antecedentes criminais.

Nova Lei Espanhola

A nova lei contra a violência sexual aprovada na Espanha no fim do ano passado. Conhecida como “Solo sí es sí” (“Apenas sim quer dizer sim”, em tradução livre), a nova medida é focada no consentimento explícito da vítima, o que, neste caso, não foi feita, segundo a acusação.

Depoimentos 

Uma das jovens que acompanhava à jovem disse em depoimento que Daniel Alves a tocou violentamente e colocou a mão em suas partes íntimas. A testemunha disse que conseguiu se safar e se afastar do jogador.