Press "Enter" to skip to content

Caso é “raríssimo”, diz urologista sobre bebê goiana com quatro rins

Última atualização 15/01/2024 | 17:57

A pequena Isis Eloah Ferreira Alves, hoje com 1 ano e 1 mês, vem intrigando a comunidade médica em Goiás. A criança nasceu com quatro rins – fenômeno raríssimo que aparece apenas cem vezes na literatura mundial. Moradora de Formosa, no Entorno do Distrito Federal (DF), a bebê passou por várias internações desde o parto cesário prematuro.

O caso de Isis Eloah é um fenômeno extremamente raro, documentado apenas cem vezes na literatura mundial. É conhecido como rins supranumerários, é uma malformação fetal. O urologista Pedro Junqueira, doutor pela USP, explica que, embora rara, a condição geralmente não causa grandes prejuízos ao funcionamento do corpo.

“Não existe uma explicação clara sobre o porquê do desenvolvimento de mais de um rim de cada lado. Geralmente o que

Junqueira: “Não necessariamente o paciente terá problemas”, afirma (Foto: divulgação)

pode acontecer é um estímulo dos tecidos que ficam na região. Isso faz com que eles se dupliquem e, assim, formem órgãos além do que se espera”, detalha o urologista, doutor pela USP, Pedro Junqueira.

O acompanhamento é necessário, mas em muitos casos, a presença extra de rins não resulta em problemas significativos, segundo o  médico explica. “Existem casos de pessoas que só detectaram a presença de mais de dois rins após a fase adulta. Isso mostra que não necessariamente o paciente terá problemas”, finaliza Junqueira.

De acordo com fala da mãe, Thalia Silva Alves, de 21 anos, à imprensa, a gravidez não foi planejada e o pai biológico não se envolveu na criação da criança. Inicialmente, a equipe médica suspeitava que Isis tinha nascido com apenas um rim, mas após ser transferida para o Hospital da Criança José Alencar, foi descoberto que ela possuía quatro rins.