Casos de dengue aumentam no Brasil, mas estado de Goiás tem queda

Domingo é o Dia Nacional de Combate ao Aedes Aegypti

No último Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, foi constatado um aumento de casos prováveis de dengue no Brasil. O levantamento avalia os números registrados desde a primeira até a 35ª Semana Epidemiológica do ano e contabilizou mais de 1,5 milhões de casos, 16,52% maior do que o observado no mesmo período do ano anterior.

Em números absolutos, foi um aumento de 1,3 milhões para 1,5 milhões de casos até a 35ª semana deste ano. O maior coeficiente de incidência é na Região Sul, com 1.269,8 casos a cada 100 mil habitantes. O segundo está na Região Sudeste, com incidência de 1.028,6 casos por 100 mil habitantes e, depois, no Centro-Oeste, com 935,8 por 100 mil habitantes.

Dengue em Goiás vai na contramão

Entretanto, em Goiás, o número de casos tem apresentado queda neste ano em relação ao ano passado. O mesmo Boletim do Ministério da Saúde aponta que, até a 35º Semana Epidemiológica, houve uma redução de 71.48% de casos prováveis no estado goiano.

Em número absolutos, foi uma queda de mais de 191 mil casos, em 2022, para mais pouco mais de 54 mil, em 2023, no mesmo período.

O número de casos de dengue grave também reduziu; foram 277 casos no ano passado e a quantidade caiu para 57, neste ano. Além dos casos graves, o número de óbitos em decorrência da dengue também caiu, em uma queda de 86,92% de óbitos caudados pela doença em relação ao ano anterior. Esses dados todos são do Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, que considera os casos apurados até a 35ª semana, que terminou no início do mês de setembro.

Já os indicadores da Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO) revela dados mais recentes da doença no estado. A plataforma da SES-GO apresenta o número de casos até a 43ª Semana Epidemiológica que encerrou no último domingo, 29, revelando que o número de casos tem reduzido em relação ao ano anterior.

De acordo com a Secretaria, até o momento, Goiás tem apresentado uma redução de 60% nas notificações se comparado ao ano anterior. Dos 246 municípios goianos, apenas quatro apresentam uma alta incidência da doença: Ouro Verde de Goiás, com 452 a cada 100 mil habitantes; Jataí, com 346 por 100 mil; Adelândia, com 318 por 100 mil; e Três Ranchos, 35 por 100 mil.

Há ainda 14 municípios com média incidência: Rio Verde, Montes Claros de Goiás, Diorama, São Luís de Montes Belos, Firminópolis, Piracanjuba, Anápolis, Santo Antônio do Descoberto, Cocalzinho de Goiás, Jaraguá, Barro Alto, Guarani de Goiás, Vila Propício e Nova Iguaçu de Goiás. Todos os outros possuem baixa incidência.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos