A Justiça Eleitoral do Maranhão determinou a cassação dos mandatos do prefeito e vice-prefeito de Bela Vista do Maranhão por abuso de poder político e econômico durante a campanha eleitoral em 2024. A decisão cabe recurso e foi proferida pelo juiz Alexandre Antônio José de Mesquita da 77° zona eleitoral. A chapa, composta por Adilson do Guri (PP) e José Carlos Soares Melo, recebeu 54,26% dos votos válidos nas últimas eleições municipais e tinha o apoio do então gestor da cidade, José Augusto Sousa Veloso.
As investigações apontam que José Augusto utilizou a máquina pública para beneficiar a campanha dos candidatos, realizando contratações temporárias em período proibido pela legislação. Durante o período eleitoral, foram admitidos 20 servidores na educação e contratados 400 vigias para atuar nas escolas municipais. O gasto com pessoal aumentou significativamente, o que configurou abuso de poder político e resultou na cassação dos diplomas dos candidatos, bem como em multa de R$ 50 mil e inelegibilidade por oito anos.
Com a cassação dos mandatos, a Justiça Eleitoral determinou a realização de novas eleições em Bela Vista do Maranhão. A data para o novo pleito ainda não foi divulgada. Em nota publicada em uma rede social, Adilson do Guri e José Carlos afirmaram que receberam com surpresa a decisão da Justiça Eleitoral e que realizaram uma campanha limpa, respeitando a população. Eles garantiram que irão cumprir as determinações judiciais e recorrer da decisão, ressaltando que só após esgotados os recursos é que poderão ser afastados do cargo.
Os mandatários tranquilizaram os funcionários municipais, colaboradores e prestadores de serviço, pedindo que mantenham suas rotinas de trabalho de forma regular. Eles destacaram a importância da prestação de serviços públicos de qualidade. Adilson do Guri e José Carlos acreditam na reversão da decisão e alegam não ter cometido ilegalidades que tenham comprometido a lisura do processo eleitoral. Acompanhe as informações sobre o desenrolar desse caso e as futuras eleições municipais em Bela Vista do Maranhão.