Cássio, Serginho Groisman e bilionários: veja quem mais doou para pagar estádio do Corinthians
Lista reúne personalidades e anônimos que contribuíram para tentar acabar com dívida do clube pelo financiamento da arena
Torcida do Corinthians anuncia “vaquinha” para pagar arena
Quase um milhão de pessoas doaram algum valor na campanha de arrecadação para o pagamento da dívida do Corinthians com a Caixa Econômica Federal pelo financiamento da Neo Química Arena, inaugurada em 2014.
Até o momento, mais de R$ 31 milhões foram arrecadados, menos de 5% do valor de R$ 700 milhões previstos.
Entre os maiores doadores, figuram nomes conhecidos do torcedor, como o goleiro Cássio (15º maior doador) e o ex-atacante Emerson Sheik (30º). Além deles, o apresentador Serginho Groisman também aparece como um dos que mais colaboraram, na 11ª posição.
O diretor financeiro do clube, Pedro Silveira, também aparece na lista dos maiores doadores, na quarta colocação. Rubens Ermírio de Moraes, herdeiro do Grupo Votorantim, também é listado aparecendo na 31ª posição.
O funkeiro MC Hariel, ativo nas redes sociais e que lançou uma música com Memphis Depay, aparece entre os 100 maiores doadores, no 25º lugar no ranking.
O líder em doações é o empresário Maurício Chamati, sócio da maior corretora de criptomoedas do Brasil que foi avaliada em 1 bilhão de dólares em 2021 – a primeira do segmento a se tornar “unicórnio” na América Latina.
Empresas unicórnio são aquelas que atingem valor de mercado de ao menos 1 bilhão de dólares antes de abrirem capital na bolsa de valores.
O valor de cada doação feita, no entanto, não foi divulgado pelos Gaviões da Fiel, torcida organizada que administra a plataforma e idealizou o projeto. A lista completa com os maiores doadores da campanha pode ser vista no site oficial da campanha.
O saldo do financiamento do clube com a Caixa Econômica Federal está na casa de R$ 710 milhões, e a expectativa é de que seja possível até mesmo quitar o débito com o valor arrecadado na campanha.
Uma comissão fiscal independente vai acompanhar a ação. O Corinthians não terá acesso aos valores e não há risco de a conta ser alvo de bloqueios ou penhoras.
Por meio do site da campanha os torcedores podem acompanhar o volume de doações em tempo real. O projeto terá duração máxima de seis meses. Se a meta de dinheiro for atingida antes, a arrecadação será interrompida.
Todos os que colaborarem receberão um certificado de doação. Aqueles que contribuírem com mais de R$ 100, caso autorizem, terão seus nomes divulgados no painel que será instalado na arena.