Catalão atrai investidores com avanço no ranking de competitividade dos municípios

A cidade de Catalão, localizada no sudeste do estado de Goiás, tem ganhado a atenção de mais investidores nos últimos anos, devido ao seu grande potencial não apenas no contexto estadual, mas também em nível nacional. Um dos estudos que balizam esse movimento em prol de mais investimentos é o Ranking de Competitividade dos Municípios, elaborado pelo Centro de Liderança Pública. Este levantamento avalia a gestão pública das cidades brasileiras com mais de 80 mil habitantes, considerando mais de 60 indicadores de aspectos como instituições, sociedade e economia.
 
Na edição de 2024, que já é a quinta da série histórica, Catalão apresentou um resultado bastante expressivo, subindo 90 posições e se tornando a quinta cidade brasileira que mais avançou em relação à edição anterior. Este avanço reflete a importância estadual e regional que Catalão tem, especialmente por sua posição geográfica estratégica, servindo como um centro logístico relevante para o escoamento de produção para vários estados, como Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso, além de capitais como Brasília e Goiânia.
 
Um dos recentes investimentos atraídos pelo município é o Reserva Catalunha, o primeiro bairro planejado de Catalão e também o maior empreendimento horizontal da cidade. Fruto da parceria entre GPL Incorporadora, GO Urbanismo, Cabral Empreendimentos e Gama Engenharia e Participações, o projeto traz o conceito de bairro completo, reunindo espaços residenciais, comerciais e de lazer em uma área de mais de 1 milhão de metros quadrados. O diretor de novos negócios da GPL, Guilherme de Lima, destaca que o resultado conquistado por Catalão no Ranking de Competitividade dos Municípios reflete a gestão pública organizada e a qualidade na prestação de serviços como esgoto, água e energia, que foram grandes exigências do poder público para a implementação do Reserva Catalunha.
 
“Não é surpresa que Catalão tenha galgado tantas posições, porque a cidade vem se preparando para ser realmente diferenciada. A gestão pública do município apresenta qualidades organizacionais e preza pela qualidade na prestação de serviços,” aponta Guilherme de Lima. Ele também enfatiza que não houve incentivos fiscais municipais para o empreendimento e que o cuidado e a seriedade da gestão pública foram pontos que atraíram os empreendedores.
 
O CEO da GO Urbanismo, Emanoel Camargo, corrobora com essa visão, destacando que “Catalão é uma cidade pulsante, em constante crescimento e com uma economia diversificada. Alguns dos destaques são a indústria automobilística, a mineração, a bovinocultura e o agronegócio, mas o comércio também é bastante ativo.” O Reserva Catalunha é mais um sinal dessa constância de crescimento do município, com duas etapas já lançadas e outras quatro previstas.
 
Localizado ao lado de outros bairros de relevância, como Alto da Boa Vista, Village e Vila Margon, o Reserva Catalunha tem sua avenida principal fazendo ligação com todo o município e também com a Rodovia GO-210, facilitando o acesso por meio de um trânsito mais fluido. O bairro está na segunda etapa, que prevê 227 lotes com finalidades residenciais e comerciais. Além disso, o projeto inclui uma área de lazer com ciclovia de mais de 1,8 quilômetros de extensão, pista de cooper, playground para crianças, quadra poliesportiva, estações fitness, quadra de areia, pista de skate e estacionamento.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Aumento da taxa de cidadania italiana é aprovado: Impacto para candidatos

Aumento da Taxa de Cidadania Italiana Aprovado: Impacto para Candidatos

A Comissão Orçamentária do Parlamento da Itália aprovou recentemente uma emenda que aumenta substancialmente a taxa para a obtenção da cidadania italiana. Até agora, o valor era de 545 euros por processo, um montante que podia ser dividido entre os membros de uma família.

No entanto, com a nova medida, a taxa passará a ser de 3.800 euros por pessoa. Essa mudança significativa foi aprovada pela comissão e reflete uma revisão nas políticas de naturalização do país. A taxa anterior, embora pudesse ser compartilhada por uma família, será substituída por um valor individual mais alto, o que pode impactar significativamente os candidatos à cidadania italiana.

A decisão da Comissão Orçamentária é parte de um processo mais amplo de revisão orçamentária e pode ter implicações para aqueles que buscam obter a cidadania italiana. O novo valor de 3.800 euros por pessoa representa um aumento expressivo em comparação com o valor atual e pode afetar a decisão de muitos candidatos.

É essencial que os potenciais candidatos estejam cientes dessas mudanças e considerem como o aumento da taxa de cidadania pode impactar sua jornada de naturalização. Para mais informações sobre como se inscrever ou quais são os próximos passos, fique atento às atualizações e orientações das autoridades competentes.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp