Catalão: Homem é multado em R$61 mil por criação ilegal de passáros

Na tarde de ontem (10), a Polícia Civil de Catalão flagrou após uma denuncia anônima, um homem de 56 anos com 96 pássaros espécie canário-da-terra mantidos em um cativeiro ilegal dentro da própria casa. O suspeito foi multado em R$61 mil por crimes contra animais silvestres. Na casa, foram encontrados ainda 26 aves mortas, dentro de sacos plásticos.

Segundo a polícia, o suspeito alegou criar os pássaros por hobby, mas o delegado Fernando Souza Maciel afirma que as aves estavam em más condições de sobrevivência. “Havia poucos cuidados com os animais que ficavam confinados em um cômodo”, disse.

Os pássaros estavam em cinco gaiolas de metal e de madeira, a polícia acionou a Secretária Municipal do Meio Ambiente de Catalão (Semmac), que constatou que vários pássaros vivos também estavam machucados e com alto nível de estresse. As aves foram encaminhados para o Centro de Triagem de Animal Silvestre (Cetas) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) onde receberão cuidados e serão devolvidas à natureza.

O homem assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por diversos crimes contra animais silvestres como matar, perseguir, caçar e ferir, e foi liberado. Se for condenado, poderá ficar de seis meses a um ano na prisão.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Empresário morre após acidente com cavalo em Pirenópolis

Um empresário de 39 anos faleceu após cair de um cavalo e ser arrastado pelo animal na zona rural de Pirenópolis, região central de Goiás. O acidente aconteceu na manhã da última segunda-feira, 23, no povoado de Caxambú. Bruno Carvalho Mendonça foi levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu na quarta-feira, 25.

De acordo com a Polícia Militar, testemunhas relataram que Bruno saiu para cavalgar por volta das 8h e sofreu a queda algumas horas depois. Ele ficou preso ao cavalo e foi arrastado até a sede de uma fazenda, onde foi encontrado inconsciente e apresentando sinais de convulsão.

Ferimentos graves
O Corpo de Bombeiros foi acionado e realizou os primeiros socorros no local. Bruno foi levado inicialmente para uma unidade de saúde em Anápolis, onde foi constatado que ele apresentava ferimentos graves e queimaduras provocadas pelo atrito com o solo.

Posteriormente, o empresário foi transferido em estado grave para o Hospital Santa Mônica, em Aparecida de Goiânia, mas não resistiu aos ferimentos.

O caso foi registrado como queda acidental, mas será investigado pela Polícia Civil para esclarecer as circunstâncias do ocorrido.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp