Press "Enter" to skip to content

Catalão: Homem é multado em R$61 mil por criação ilegal de passáros

Na tarde de ontem (10), a Polícia Civil de Catalão flagrou após uma denuncia anônima, um homem de 56 anos com 96 pássaros espécie canário-da-terra mantidos em um cativeiro ilegal dentro da própria casa. O suspeito foi multado em R$61 mil por crimes contra animais silvestres. Na casa, foram encontrados ainda 26 aves mortas, dentro de sacos plásticos.

Segundo a polícia, o suspeito alegou criar os pássaros por hobby, mas o delegado Fernando Souza Maciel afirma que as aves estavam em más condições de sobrevivência. “Havia poucos cuidados com os animais que ficavam confinados em um cômodo”, disse.

Os pássaros estavam em cinco gaiolas de metal e de madeira, a polícia acionou a Secretária Municipal do Meio Ambiente de Catalão (Semmac), que constatou que vários pássaros vivos também estavam machucados e com alto nível de estresse. As aves foram encaminhados para o Centro de Triagem de Animal Silvestre (Cetas) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) onde receberão cuidados e serão devolvidas à natureza.

O homem assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por diversos crimes contra animais silvestres como matar, perseguir, caçar e ferir, e foi liberado. Se for condenado, poderá ficar de seis meses a um ano na prisão.