Cataratas do Iguaçu registram vazão cinco vezes maior do que o normal: espetáculo da natureza!

Cataratas do Iguaçu DE registram vazão cinco vezes maior do que o normal

As Cataratas do Iguaçu, no oeste do Paraná, registraram uma vazão de 7,7 milhões de litros por segundo por volta das 10h desta segunda-feira (9), segundo o monitoramento hidrológico automático da Companhia Paranaense de Energia (Copel). O volume é cinco vezes maior que a vazão média, de 1,5 milhão.

A passarela das cataratas e todos os passeios no lado brasileiro estão operando normalmente, segundo a Urbia Cataratas, responsável pela gestão da visitação no Parque Nacional do Iguaçu. Geralmente, por questões de segurança, a passarela é fechada quando o volume chega perto dos 10 milhões de litros por segundo.

Do lado argentino, a passarela de acesso está fechada para os visitantes desde sábado (7). Ainda não há previsão de reabertura. Os demais acessos continuam liberados.

O aumento da vazão se deve às chuvas ao longo do leito do Rio Iguaçu – que nasce próximo a Curitiba e segue no sentido leste a oeste do Paraná, passando pelas quedas que ficam no limite entre Argentina e Brasil -, em especial as registradas no sudoeste do estado. Em Curitiba e outros municípios do Paraná registraram mais de 100 milímetros no fim de semana, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

Portanto, a situação das Cataratas do Iguaçu está sendo monitorada de perto devido ao aumento considerável na vazão, que impacta diretamente na visitação turística e demonstra a grandiosidade desse atrativo natural. A beleza das Cataratas se intensifica diante de uma vazão tão extraordinária, proporcionando aos visitantes uma experiência única e memorável.

Assim, a natureza nos brinda com espetáculos únicos como este nas Cataratas do Iguaçu, reforçando a importância da preservação ambiental dessas regiões tão significativas para a biodiversidade local e para o turismo sustentável. DE se impressionar com a magnitude e beleza das Cataratas do Iguaçu em meio a esse cenário de vazão elevada é uma experiência que certamente marca a vida de quem tem o privilégio de testemunhar esse fenômeno natural.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Ambulância fica destruída e motorista morre após acidente na BR-282 em Bom Retiro, Serra de SC

Ambulância fica destruída e motorista morre após veículo sair de pista e bater em árvores na Serra de SC

Uma técnica de enfermagem teve ferimentos leves. O motorista trabalhava na Secretaria de Saúde de Lages e o acidente foi em Bom Retiro, na mesma região.

Ambulância fica destruída após acidente na BR-282 em Bom Retiro, Serra de SC — Foto: CBMSC/Divulgação

Um motorista de 35 anos morreu e uma técnica de enfermagem de 47 anos ficou ferida após a ambulância em que eles estavam sair de pista e bater em árvores em Bom Retiro, na Serra de Santa Catarina, na manhã desta quarta-feira (18). O veículo ficou destruído.

Ambulância fica destruída após sair de pista na Serra de SC — Foto: CBMSC/Divulgação

O acidente ocorreu às 6h40 no km 153 da BR-282, informou a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Os bombeiros foram chamados em seguida.

Quando os socorristas chegaram, a ambulância já estava caída em uma ribanceira e havia batido contra árvores. O motorista, Lucas Doleski, estava preso às ferragens e já sem sinais vitais. A técnica de enfermagem teve ferimentos leves e foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Foi necessário um guincho para ajudar a retirar o motorista da ambulância. O corpo ficou aos cuidados da Polícia Científica. Lucas Doleski era motorista da Secretaria de Saúde de Lages e morreu em acidente na BR-282.

A Prefeitura de Lages publicou uma nota de pesar sobre o acidente e lamentou a morte do motorista, destacando sua dedicação e profissionalismo. A nota expressa solidariedade aos familiares, amigos e colegas de trabalho de Lucas Doleski.

Neste momento de tristeza, a Prefeitura deseja força e serenidade para enfrentar a perda irreparável. Motorista de ambulância morre após veículo sair de pista na Serra de Santa Catarina.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp