Catedral de Sant’Anna, na cidade de Goiás, ganha revitalização

Catedral de Sant’Anna, na cidade de Goiás, ganha revitalização

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), dará início, na próxima segunda-feira, 10, à revitalização da Catedral de Sant’Ana, na cidade de Goiás. O investimento é de R$ 3,2 mil, oriundos do Tesouro Estadual, com previsão de 15 meses de obras. “A obra vai recuperar esse templo religioso tão significativo para os vilaboenses e para todos os goianos”, explica a secretária da Cultura, Yara Nunes.

Na semana que vem, equipes vão começar a retirar mobiliário, quadros e demais artigos da igreja para a colocação de tapumes. Os trabalhos incluem o Altar-Mor; partes do piso de ardósia e colocação de novo piso em toda a nave; substituição do forro atual por um forro acústico em placas de fibra mineral; e restauração de todo o telhado existente com reaproveitamento das telhas cerâmicas coloniais.

A iniciativa contempla ainda a instalação de novas calhas; recuperação das lajes; tratamentos de paredes e colunas com trincas; novas instalações elétricas; além de restauração e higienização dos sinos das torres. As obras da edificação fazem parte do projeto “Fé, Religiosidade e Devoção”, ação inédita do Governo de Goiás que destina R$ 18,5 milhões em revitalizações em 10 edifícios históricos em Goiás.

Ícone religioso

A Catedral de Sant´Ana começou a ser construída de forma rudimentar em 1743. A última grande restauração foi realizada pela Diocese de Goiás em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 1998. A Catedral conta com um conjunto de cinco murais produzidos pelo artista plástico e sacerdote espanhol Cerezo Barreto. O edifício possui elementos típicos do estilo neoclássico.

A planta apresenta nave, presbitério, capela-mor, sacristia e duas capelas laterais. A nave é separada das capelas laterais por uma sequência de pilares. A fachada principal é dotada de dois frontões; quatro pilastras semi embutidas; uma porta almofadada de madeira e quatro janelas metálicas, tipo basculante.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Empresário morre após acidente com cavalo em Pirenópolis

Um empresário de 39 anos faleceu após cair de um cavalo e ser arrastado pelo animal na zona rural de Pirenópolis, região central de Goiás. O acidente aconteceu na manhã da última segunda-feira, 23, no povoado de Caxambú. Bruno Carvalho Mendonça foi levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu na quarta-feira, 25.

De acordo com a Polícia Militar, testemunhas relataram que Bruno saiu para cavalgar por volta das 8h e sofreu a queda algumas horas depois. Ele ficou preso ao cavalo e foi arrastado até a sede de uma fazenda, onde foi encontrado inconsciente e apresentando sinais de convulsão.

Ferimentos graves
O Corpo de Bombeiros foi acionado e realizou os primeiros socorros no local. Bruno foi levado inicialmente para uma unidade de saúde em Anápolis, onde foi constatado que ele apresentava ferimentos graves e queimaduras provocadas pelo atrito com o solo.

Posteriormente, o empresário foi transferido em estado grave para o Hospital Santa Mônica, em Aparecida de Goiânia, mas não resistiu aos ferimentos.

O caso foi registrado como queda acidental, mas será investigado pela Polícia Civil para esclarecer as circunstâncias do ocorrido.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp