A beleza e a relevância histórica da Festa das Cavalhadas de Pirenópolis foram novamente reconhecidas, desta vez com a conquista do Prêmio Internacional Passaporte Aberto, promovido pela Organización Mundial de Periodismo Turístico (OMPT).
O prêmio compreende 12 categorias e Pirenópolis concorreu na “Festa do Ano” com as tradicionais Cavalhadas, sendo premiada ao lado do Campeonato Mundial de Alfajor, da Argentina. Também concorreram a Festa de la Vendimia (Chile), Fiexpo Latin América (Panamá), Noche europea de los museos (França) e Tianguis 2022 (México).
“Para nós é um grande reconhecimento de todo esforço que a comunidade pirenopolina faz para realizar essa festa tão alegre e genuína”, comemorou a secretária de turismo do município, Vanessa Leal. Ela disse ainda, esperar que o prêmio “além de nos ajudar na preservação e salvaguarda do patrimônio, possa ser motivo de muito orgulho e projeção internacional”.
A Festa das Cavalhadas foi inscrita pelo apresentador do programa turístico Viaje Por aí, Ziomar Santos, e a esposa dele, Eliane de Souza, ambos diretores da OMPT no Brasil.
Cavalhadas
As Cavalhadas fazem parte da Festa do Divino Espírito Santo e são inspiradas nas tradições de Portugal e da Espanha, na Idade Média. O evento ocorre há mais de 200 anos e é uma demonstração de religiosidade e cultura, e que também fomenta o turismo e a economia local.