Press "Enter" to skip to content

Cavalhadas e Fogaréu voltam em 2022; Festa de Trindade está em discussão

Última atualização 14/03/2022 | 12:09

Após dois anos suspensas por conta da pandemia, celebrações tradicionais na cultura goiana se preparam para retornar. Depois da confirmação sobre a Procissão do Fogaréu, na Cidade de Goiás, Pirenópolis também garante o retorno das Cavalhadas para este ano, mas em outro local.

Segundo o secretário municipal de Cultura, as Cavalhadas de Pirenópolis, parte das festividades do Divino Espírito Santo, vão acontecer nos dias 5, 6 e 7 de junho, mas não no lugar de costume.

“O Cavalhódromo estará passando por reforma. Vamos para um campo de futebol, que também tem estrutura muito boa para as Cavalhadas, o Módulo Esportivo”, explica o responsável pela pasta de Cultura.

Desde o ano passado, o Cavalhódromo está interditado pelo Corpo de Bombeiros, depois que laudo técnico da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego), evidenciou problemas estruturais. Em 2020, a festa já estava sendo planejada quando a pandemia ganhou força.

“Já estávamos preparando a cidade e os cavaleiros se organizavam. Já ano passado, não vimos possibilidade, então não aconteceu nada. Fizemos um momento de fotografias e exposições em homenagem. Agora, analisando o contexto de flexibilização, com vários eventos e shows voltando, vimos a possibilidade de diálogo entre governo estadual, prefeitura, grupos que realizam a festa, grupos folclóricos, mascarados e, então, ficou decidido que teremos sim a festa”, conta o secretário.

As Cavalhadas são inspiradas em tradições portuguesas e espanholas, do período da Idade Média.

Festa do Divino Pai Eterno

O Santuário Basílica do Divino Pai Eterno convidou a Paróquia de Trindade, a prefeitura do município, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros para avaliar o quadro pandêmico e discutir a possibilidade de a festa do Divino Pai Eterno voltar a acontecer presencialmente, neste ano. Segundo a assessoria, a decisão só deve ser tomada, definitivamente, no fim de março.

A reunião está marcada para a próxima quarta-feira (16), às 10h30, no Santuário. Depois, haverá coletiva de imprensa sobre a Festa de Trindade 2022. Em 2019, a festa chegou a receber três milhões de fiéis, entre eles os romeiros. Tradicionalmente, as celebrações perduram por nove dias, da última sexta-feira de junho até o primeiro domingo de julho.

Procissão do Fogaréu

Na Cidade de Goiás, a tradicional Procissão do Fogaréu está confirmada para o dia 13 de abril. Na semana passada, diversas reuniões foram feitas para definir como seria a celebração em 2022.

Apenas na noite da Procissão, a cidade chega a receber 50 mil turistas, o dobro da população vilaboense, que é de 25 mil pessoas, sendo 25% moradores da zona rural, segundo a Prefeitura.

Na celebração, logo no início da noite da quinta-feira santa, 40 homens vestidos de Farricocos percorrem ruas da cidade carregando tochas e entoando cânticos em Latim. As luzes da cidade são apagadas e todos, inclusive turistas, recebem tochas. A Procissão representa a perseguição de soldados romanos contra Jesus, em Jerusalém. A manifestação de fé foi reconhecida como patrimônio imaterial do Estado de Goiás.