CBF afasta árbitros de Inter x Cruzeiro e Sport x Palmeiras após lances polêmicos

arte-2025-04-07t163314.661

Após a segunda rodada do Campeonato Brasileiro ser marcada por lances contestados, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu afastar as equipes de arbitragem envolvidas nas partidas Internacional 3×0 Cruzeiro e Sport 1×2 Palmeiras. O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 7, em nota oficial divulgada pela entidade.

A decisão tem como base o parecer do Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais (CCEI), que apontou erros nas decisões tomadas durante os jogos. A CBF esclareceu que o afastamento tem caráter educativo, com o objetivo de instruir os profissionais para que os equívocos não voltem a se repetir.

“Infelizmente, existem momentos de instruir, coibir e também de afastar”, afirmou Rodrigo Cintra, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF. “O afastamento não é uma punição vazia. É uma forma de cuidarmos dos árbitros, treiná-los e garantir uma melhor sintonia entre VAR e arbitragem de campo.”

Na partida entre Sport e Palmeiras, trabalharam os auxiliares Rodrigo Figueiredo Henrique Correa e Thiago Henrique Neto Correa Farinha, além do árbitro de vídeo Rodrigo Nunes de Sá. Afro Rocha de Carvalho Filho atuou como quarto árbitro. Já no confronto entre Internacional e Cruzeiro, compuseram a equipe os auxiliares Nailton Junior de Sousa Oliveira e Renan Aguiar da Costa, com Daiane Muniz no VAR e Luciano da Silva Miranda Filho como quarto árbitro.

Além do afastamento, a CBF também anunciou que realizará um treinamento com todos os árbitros e assistentes da Série A na próxima segunda-feira, no Rio de Janeiro. A ação faz parte do projeto de profissionalização da arbitragem, lançado em fevereiro pelo presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues.

“Vamos reunir toda a equipe de arbitragem da Série A para atividades práticas, simulações de jogo e ajustes de mecânica de arbitragem com nossos instrutores”, explicou Cintra.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp