A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, nesta segunda-feira, 6, uma mudança significativa no regulamento da Copa do Brasil 2025. A principal alteração afeta os clubes melhor ranqueados, que, a partir de agora, não terão mais a vantagem do empate na primeira fase da competição, como acontecia nos anos anteriores.
De acordo com o artigo 21 do novo regulamento, em caso de empate no tempo normal, a vaga será decidida por meio de cobranças de pênaltis, assim como nas fases seguintes do torneio. Essa mudança elimina a vantagem para os times com melhor posição no ranking, que, até 2024, avançavam automaticamente em caso de empate.
A primeira fase da Copa do Brasil contará com 80 times, incluindo três clubes goianos: Atlético Goianiense, Vila Nova e Aparecidense. Os confrontos serão definidos por sorteio realizado pela CBF nos próximos dias. Após essa fase, outras 12 equipes se juntarão à disputa, totalizando 92 clubes representando os 27 estados do Brasil.
Além da forte competição, a Copa do Brasil também é conhecida pela sua alta premiação. Em 2024, a CBF distribuiu mais de R$ 500 milhões aos clubes participantes, e espera-se que o valor aumente nesta edição.