CBF anuncia mudanças para a Copa do Brasil

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou mudanças para a Copa do Brasil de 2024, priorizando as vagas adquiridas pelos estaduais espalhados pelo país em 2023. Esta modificação irá desfavorecer o futebol goiano, que, nos últimos anos, conseguiu aumentar o número de participantes por meio do Ranking Nacional de Clubes (RNC), que deixa de ser critério.

Anos atrás o futebol goiano classificou quatros clubes, Atlético-GO, Vila Nova, Grêmio Anápolis e Goiás por meio do Estadual. Agora, isso não vai mais acontecer. 

Em 2023 os representantes do estado serão apenas Atlético-GO, Vila Nova, e Goiás.

De acordo com esta nova mudança o ranking nacional de clubes da entidade não será utilizado de maneira direta na composição dos times do torneio. Os 80 das 92 times participantes vão garantir um lugar na competição a partir do desempenho nos campeonatos estaduais. 

Os estados de São Paulo e Rio de Janeiro terão seis vagas cada. Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná contam com cinco lugares disponíveis. Ceará, Goiás, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Mato Grosso, Pará e Maranhão têm três vagas cada, e o restante das federações possuem duas cada.

As outras 12 vagas restantes são originárias de quem disputa a Libertadores. Clubes que fazem parte desta lista continuam estreando na 3ª fase da competição. A classificação do último Campeonato Brasileiro pode ser utilizada para preencher o número

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BYD cancela contrato com empreiteira após polêmica por trabalho escravo

Na noite de segunda-feira, 23, a filial brasileira da montadora BYD anunciou a rescisão do contrato com a empresa terceirizada Jinjiang Construction Brazil Ltda., responsável pela construção da fábrica de carros elétricos em Camaçari, na Bahia. A decisão veio após o resgate de 163 operários chineses que trabalhavam em condições análogas à escravidão.

As obras, que incluem a construção da maior fábrica de carros elétricos da BYD fora da Ásia, foram parcialmente suspensas por determinação do Ministério Público do Trabalho (MPT) da Bahia. Desde novembro, o MPT, juntamente com outras agências governamentais, realizou verificações que identificaram as graves irregularidades na empresa terceirizada Jinjiang.

Força-tarefa

Uma força-tarefa composta pelo MPT, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Defensoria Pública da União (DPU) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), além do Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Federal (PF), resgatou os 163 trabalhadores e interditou os trechos da obra sob responsabilidade da Jinjiang.

A BYD Auto do Brasil afirmou que “não tolera o desrespeito à dignidade humana” e transferiu os 163 trabalhadores para hotéis da região. A empresa reiterou seu compromisso com o cumprimento integral da legislação brasileira, especialmente no que se refere à proteção dos direitos dos trabalhadores.

Uma audiência foi marcada para esta quinta-feira, 26, para que a BYD e a Jinjiang apresentem as providências necessárias à garantia das condições mínimas de alojamento e negociem as condições para a regularização geral do que já foi detectado.

O Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que sua embaixada e consulados no Brasil estão em contato com as autoridades brasileiras para verificar a situação e administrá-la da maneira adequada. A porta-voz da diplomacia chinesa, Mao Ning, em Pequim, destacou que o governo chinês sempre deu a maior importância à proteção dos direitos legítimos e aos interesses dos trabalhadores, pedindo às empresas chinesas que cumpram a lei e as normas.

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