Press "Enter" to skip to content

CBF anuncia mudanças para a Copa do Brasil

Última atualização 27/12/2022 | 17:02

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou mudanças para a Copa do Brasil de 2024, priorizando as vagas adquiridas pelos estaduais espalhados pelo país em 2023. Esta modificação irá desfavorecer o futebol goiano, que, nos últimos anos, conseguiu aumentar o número de participantes por meio do Ranking Nacional de Clubes (RNC), que deixa de ser critério.

Anos atrás o futebol goiano classificou quatros clubes, Atlético-GO, Vila Nova, Grêmio Anápolis e Goiás por meio do Estadual. Agora, isso não vai mais acontecer. 

Em 2023 os representantes do estado serão apenas Atlético-GO, Vila Nova, e Goiás.

De acordo com esta nova mudança o ranking nacional de clubes da entidade não será utilizado de maneira direta na composição dos times do torneio. Os 80 das 92 times participantes vão garantir um lugar na competição a partir do desempenho nos campeonatos estaduais. 

Os estados de São Paulo e Rio de Janeiro terão seis vagas cada. Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná contam com cinco lugares disponíveis. Ceará, Goiás, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Mato Grosso, Pará e Maranhão têm três vagas cada, e o restante das federações possuem duas cada.

As outras 12 vagas restantes são originárias de quem disputa a Libertadores. Clubes que fazem parte desta lista continuam estreando na 3ª fase da competição. A classificação do último Campeonato Brasileiro pode ser utilizada para preencher o número