A CBF decidiu manter Caio Max Augusto Vieira como árbitro de vídeo (VAR) para o clássico entre Corinthians e Palmeiras, válido pelo segundo jogo das oitavas de final da Copa do Brasil. O embate está marcado para esta quarta-feira, às 21h30, no Allianz Parque. A decisão da Confederação Brasileira de Futebol ocorreu mesmo após protestos da diretoria do Timão, que questionou a escalação do árbitro goiano. A polêmica teve início com uma mensagem atribuída ao juiz, que teria afirmado que o “Timão tem que se f*”.
De acordo com informações do Corinthians, a suposta declaração de Caio Max aconteceu em um chat durante uma transmissão ao vivo na internet. O clube paulista já havia solicitado uma investigação sobre o mesmo árbitro em julho de 2024. Contudo, a CBF alegou que o perfil responsável pela mensagem não pertence ao árbitro e que se tratava de uma “fake news”. A Comissão de Arbitragem informou à diretoria corintiana, ainda no ano anterior, sobre a situação, e decidiu manter a escalação de Caio Max.
Apesar das controvérsias, Caio Max Augusto Vieira já atuou como VAR em outras duas partidas do Corinthians após a reclamação de julho de 2024. Ele participou da vitória por 1 a 0 sobre o Santos e do empate por 0 a 0 contra o Vitória, ambos pelo Campeonato Brasileiro deste ano. Desta forma, a entidade acredita que não há motivos para alterar a escalação do árbitro para o Dérbi entre Palmeiras e Corinthians.
O embate terá o comando de Anderson Daronco, que atuará como árbitro principal. No jogo de ida, disputado na Neo Química Arena, o Corinthians saiu vitorioso por 1 a 0. No entanto, o Palmeiras protestou contra a arbitragem e enviou um ofício à CBF questionando a atuação do árbitro Wilton Pereira Sampaio e da equipe do VAR. A decisão de manter Caio Max como VAR visa garantir a imparcialidade na partida e evitar novas polêmicas referentes à arbitragem.
A escalação de arbitragem para Palmeiras x Corinthians conta com Anderson Daronco como árbitro central. Os assistentes serão Rodrigo Figueiredo Henrique Correa e Michael Stanislau, enquanto Jefferson Ferreira de Moraes será o quarto árbitro. Caio Max Augusto Vieira será o árbitro de vídeo, auxiliado por Cleriston Clay Barreto Rios e Douglas Schwengber da Silva. A expectativa é que a partida seja marcada pela intensidade e rivalidade características do Dérbi paulista, mantendo a atenção dos torcedores e amantes do futebol.