Zoonoses é acionada para resgatar gato-mourisco em Mogi das Cruzes
Animal fugiu antes da chegada dos agentes. Espécie é ameaçada de extinção e sua presença em áreas urbanas é cada vez mais rara.
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Mogi das Cruzes foi acionado para capturar um gato-mourisco que estava no bairro Taboão. No entanto, o animal fugiu antes da chegada dos agentes.
O gato-mourisco é um felino silvestre de rara aparição. Ele também é conhecido como jaguarundi.
De acordo com a Prefeitura, nesta sexta-feira (24), o animal foi visto pelos funcionários de uma obra. Ele estava descansando à sombra de uma placa solar. Quando os trabalhadores se aproximaram, o gato-mourico teve uma reação defensiva e fugiu.
Essa espécie é ameaçada de extinção e sua presença em áreas urbanas é cada vez mais rara. No entanto, essa não é a primeira vez que a presença desse bicho é registrada no município. Em 2016, um filhote de gato-mourisco foi resgatado pelo CCZ, após ser encontrado debilitado em área urbana.
Para o diretor da Vigilância em Saúde de Mogi das Cruzes, Jefferson Leite, situações como essa reforçam a necessidade do equilíbrio entre a expansão urbana e a preservação ambiental.
“O aparecimento do gato-mourisco mostra que nossa cidade ainda mantém áreas de mata nativa importantes para a fauna silvestre. É fundamental que a população respeite esses espaços e acione o CCZ sempre que identificar um animal silvestre fora do seu habitat. Proteger a vida silvestre é proteger o nosso próprio equilíbrio ambiental”.
A população pode acionar o CZZ para resgatar animais silvestres pelo 4798-6785 e 4798-6917.




