Ceará descarta todos os seis casos suspeitos de contaminação por metanol em bebidas
A possibilidade de relação com o metanol foi descartada após a realização de exames periciais. Não há registro de novos casos suspeitos no Estado.
Sobe para 225 o número de casos suspeitos de intoxicação por metanol no Brasil
A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) descartou todos os seis casos, incluindo uma morte, suspeitos de contaminação por metanol em bebidas no estado. A atualização foi feita pela pasta nesta quarta-feira (8).
Até terça-feira (7), quatro casos já haviam sido descartados, enquanto outros dois, um em Quixeramobim e outro em Aquiraz, ainda estavam sendo investigados. Contudo, a possibilidade de relação com o metanol foi descartada após a realização de exames periciais.
A cronologia das notificações, conforme detalhada pela secretaria, é a seguinte:
– Sábado (4): Primeiro caso notificado em Quixeramobim. Foi descartado após exames.
– Domingo (5): Segundo caso registrado em Caucaia, atendido em um hospital particular. Também foi descartado. No mesmo dia, um terceiro caso foi notificado em São Gonçalo do Amarante. O paciente faleceu, mas os exames descartaram intoxicação por metanol.
– Segunda-feira (6): Dois novos casos foram notificados, um em Quixeramobim e outro em Aquiraz. Estes são os dois casos que permanecem em investigação.
– Terça-feira (7): sem novos casos suspeitos ou confirmados.
– Quarta-feira (8): Os dois casos restantes foram descartados.
Intoxicação por Metanol no País
Nesta terça, o estado de São Paulo confirmou 18 casos de intoxicação por metanol no balanço divulgado pelo governo. Há 158 sendo investigados e 38 casos foram descartados.
No total, são 176 casos:
– 18 confirmados (há laudo atestando presença de metanol e confirmação de circunstâncias que indicam que a pessoa ingeriu bebida adulterada);
– 158 em investigação (há indícios clínicos, mas aguardam laudo para confirmar presença de metanol e investigações para entender circunstâncias de eventual ingestão da substância).
Quanto às mortes, são:
– 3 óbitos confirmados (com laudo e confirmação de ingestão de bebida adulterada);
– 7 mortes em investigação (sem laudo e sob investigação das circunstâncias).
No total, 85 casos foram descartados após análise clínica. O Ceará segue sem casos confirmados de contaminação por metanol em bebidas. Se precisar de mais informações e atualizações sobre o assunto, fique atento às próximas notícias.