Ceará investiga dois casos de intoxicação por metanol: homem encontrado morto em casa e adolescente internado

ceara-investiga-dois-casos-de-intoxicacao-por-metanol3A-homem-encontrado-morto-em-casa-e-adolescente-internado

Homem achado morto em casa é um dos casos suspeitos de intoxicação por metanol no Ceará

Até o momento, estado não possui nenhum caso confirmado. Dois casos suspeitos foram descartados após exames e dois seguem em investigação.

Ceará tem dois casos de intoxicação por metanol em investigação nesta segunda-feira (6)

Ceará tem dois casos de intoxicação por metanol em investigação nesta segunda-feira (6)

Um dos casos suspeitos de intoxicação por metanol no Ceará, notificado neste domingo (5) à Secretaria da Saúde do Ceará, é de um homem de 55 anos que foi encontrado morto dentro de casa no município de São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Fortaleza.

O homem tinha um histórico de alcoolismo, com consumo de álcool desde os 19 anos de idade. O caso é investigado para seguir o protocolo e deve ser descartado em breve, conforme informou Antônio Lima, secretário executivo de Vigilância Sanitária em Saúde, em entrevista à TV Verdes Mares.

✅ Clique aqui para seguir o canal do DE Ceará no WhatsApp

> “Em tese, você não tem nenhum elemento, até o momento, que indique que isso pode se tratar de intoxicação por metanol”, informou Antônio Lima.

Até a manhã desta segunda-feira (6), o Ceará teve quatro notificações de casos suspeitos de intoxicação por metanol. Dois foram descartados e dois seguem em investigação (veja mais detalhes abaixo).

Segundo Antônio Lima, é provável que o caso de São Gonçalo do Amarante seja descartado ainda nesta segunda-feira (6), após a conclusão de investigação do óbito na Perícia Forense do Ceará (Pefoce).

> “Esse caso de São Gonçalo, em particular, é um caso que em todo o Brasil vão acontecer casos como esse. Ou seja, um paciente que é encontrado, infelizmente, em óbito no domicílio, e que você não tem muitas informações. Algumas informações falam sobre etilismo crônico, ou seja, alcoolismo do paciente”, acrescentou o secretário.

NOTIFICAÇÕES NO CEARÁ

Ceará teve quatro notificações de casos suspeitos de intoxicação por metanol até a manhã desta segunda-feira (6). — Foto: Reprodução/TV Globo

Atualmente, o estado tem dois casos em investigação, conforme informações da Secretaria da Saúde do Ceará. Dois casos já foram descartados após exames, que apresentaram resultado negativo para a substância.

> “Nós descartamos dois casos e estamos investigando os outros dois, que, ao que tudo indica, provavelmente também não serão confirmados. Agora, a situação, se você olhar para um quadro maior do país como um todo, evidentemente que é uma situação preocupante porque isso envolve, provavelmente, um mecanismo de adulteração de bebidas”, afirmou Antônio Lima.

Dois casos suspeitos foram descartados:

– Adolescente internado em Quixeramobim, com caso notificado no sábado (4)
– Uma paciente de Caucaia internada em Fortaleza, com caso notificado no domingo (5)

Dois casos suspeitos seguem em investigação:

– Adolescente internado em Quixeramobim, com caso notificado na noite deste domingo (5)
– Homem encontrado morto em São Gonçalo do Amarante, com caso notificado na noite deste domingo (5)

De acordo com o secretário executivo de Vigilância Sanitária em Saúde, os dois casos de internação em Quixeramobim têm um aspecto em comum: as duas situações eram de consumo de bebida alcoólica entre adolescentes.

Ele detalha que o caso que segue em investigação é de um paciente com sintomas associados à embriaguez, com evidências de consumo excessivo de álcool. A persistência de alguns sintomas levou à notificação da suspeita de intoxicação por metanol.

LEIA TAMBÉM:

– Intoxicações por metanol: conheça o antídoto usado pelos médicos
– Como é o teste de R$ 10 da Unesp que detecta metanol em bebidas alcoólicas em apenas 15 minutos

O primeiro adolescente, que teve o caso descartado em Quixeramobim, teve evolução clínica e apresentou melhora de saúde após 24 horas, conforme detalhou.

Ainda segundo o secretário, a paciente de Caucaia que havia sido internada em Fortaleza não teve um consumo excessivo de álcool e pode ter tido o quadro de saúde agravado devido a comorbidades associadas.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp