Ceará registra aumento significativo de turistas estrangeiros em 2024

Número de turistas estrangeiros no Ceará este ano é maior que total do ano passado

Europeus lideram o volume de visitantes internacionais, com destaque para portugueses e franceses.

O número de turistas estrangeiros que passaram pelo Ceará ao longo de 2024 foi maior que todo o ano passado, conforme divulgados pela Embratur e consolidados pela Secretaria do Turismo do Estado (Setur-CE).

A marca do Estado foi alcançada em outubro de 2024, quando o número de visitantes já era 1% superior ao do ano anterior.

Só em novembro, foram 13.549 estrangeiros que desembarcaram no destino, fazendo com que esse crescimento anual saltasse para 20%. Comparando com outubro de 2023, houve um aumento de 60% no número de desembarques internacionais.

Os europeus lideram o volume de visitantes internacionais, com destaque para portugueses e franceses. Entre os países emissores, os Estados Unidos ocupam a terceira posição, seguidos por Itália e Argentina.

“O Ceará vive um período de crescimento do turismo internacional, com expansão da sua malha aérea e, principalmente, a chegada de mais estrangeiros para conhecer e aproveitar o nosso destino. Isso é resultado de ações assertivas que o estado tem realizado, tanto na promoção turística quanto na atração de novos voos, o que facilita a chegada desses viajantes”, destacou a secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque.

O mais recente incremento aéreo do estado foi o voo para o Chile, que estreou com 80% de ocupação. Até o final do ano, o Ceará contará com mais uma frequência adicional para Buenos Aires, a partir de 27 de dezembro, o que ampliará a oferta de assentos para a alta temporada de 2024/2025.

Em outubro, a Air France aumentou as frequências ligando Paris à capital cearense, totalizando cinco voos semanais.

Vale ressaltar também que as conexões para Miami, operados pela Gol e pela Latam, também foram incrementados neste ano, contando com cinco desde junho. No mesmo mês, a Gol também estreou o voo para Orlando.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Julgamento do assassinato do prefeito de Granjeiro: após 5 anos, família ainda aguarda por justiça

Após 5 anos, o assassinato do prefeito de Granjeiro ainda não teve um desfecho no julgamento dos criminosos envolvidos no caso. João Gregório Neto foi morto a tiros enquanto caminhava perto do Açude Junco em uma manhã de terça-feira, em 24 de dezembro de 2019, véspera de Natal. O prefeito foi atingido pelas costas e faleceu no local do crime.

Cinco anos se passaram desde o trágico episódio, mas a família ainda aguarda por respostas e por justiça em relação aos dez réus pronunciados pela morte de João Gregório. Entre os acusados estão o ex-vice-prefeito de Granjeiro, Ticiano da Fonseca Félix, seu pai Vicente Félix de Sousa e seu tio José Plácido da Cunha. Todos foram detidos durante as investigações, porém posteriormente foram libertados pela Justiça.

Segundo apurações do DE, apenas José Plácido da Cunha está sendo monitorado por uma tornozeleira eletrônica, sendo capturado em junho deste ano em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, onde estava foragido. O processo criminal envolvendo o assassinato de João Gregório Neto está sob sigilo de justiça e os réus aguardam por um eventual julgamento.

Para a família do prefeito assassinado, o crime gerou um profundo impacto, especialmente após as mortes dos pais de João Gregório três anos depois. Em meio à dor e à saudade, o mês de dezembro se tornou um período marcado por lembranças dolorosas para aqueles que conviviam com ele.

A busca por justiça continua viva na família, como revela Fernanda Gregório, sobrinha de João. Mesmo com a passagem de cinco anos, a esperança de que os responsáveis sejam responsabilizados permanece, em meio às incertezas e à demora no desfecho do processo.

Com a defesa alegando inocência e questionando o processo da Polícia Civil, a demora no julgamento e a complexidade do caso envolvendo os réus acusados de participação no homicídio do prefeito de Granjeiro mantêm a expectativa por um desfecho que traga paz e justiça para a família e para a comunidade local. Os desdobramentos estão sob análise das autoridades competentes, no aguardo de que a verdade seja devidamente esclarecida.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp