Cedae conclui reparo na ETA Guandu e retoma abastecimento de água no Grande Rio

cedae-conclui-reparo-na-eta-guandu-e-retoma-abastecimento-de-agua-no-grande-rio

A Cedae concluiu, às 7h25 deste domingo (8), o reparo em uma tubulação no interior da Estação de Tratamento de Água (ETA) Guandu, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, e iniciou , gradualmente, a produção de água no sistema. Durante o período de manutenção, a unidade operou com cerca de 55% da capacidade.

Segundo a companhia, com o fim do serviço, o sistema Guandu começou a ter a produção restabelecida de forma progressiva, o que deve refletir, ao longo das próximas horas, na normalização do abastecimento de água nas áreas atendidas. As concessionárias responsáveis pela distribuição já foram comunicadas e são as responsáveis por informar prazos e condições do fornecimento em cada município e bairro.

Uma sequência de falhas na ETA Guandu, desde a manhã de quinta-feira (5), provocou a redução no fornecimento de água para cerca de 10 milhões de pessoas no Grande Rio. No sábado (7), sete cidades da Baixada Fluminense e bairros da capital, como Santa Teresa, chegaram a ficar sem abastecimento. A forte chuva que atingiu o Rio de Janeiro e a Baixada Fluminense ao longo do dia atrasou os trabalhos, que inicialmente tinham previsão de conclusão ainda na noite de sábado.

Aquele foi o 1º de 3 incidentes na rede de água na Região Metropolitana do Rio de Janeiro somente nesta semana. Ainda na quinta, uma adutora se rompeu em Xerém, em Duque de Caxias, e o Guandu voltou a apresentar vazamentos nesta sexta-feira, após a Cedae informar o fim dos reparos. Os problemas na ETA levaram a Cedae a reduzir a produção de água pela metade, o que impactou o fornecimento de água para 10 milhões de pessoas no Grande Rio.

A Cedae concluiu o reparo na ETA Guandu, em Nova Iguaçu, e iniciou a retomada do abastecimento de água no Grande Rio. O sistema voltou a ter a produção restabelecida de forma progressiva, o que deve normalizar o abastecimento nas áreas atendidas ao longo das próximas horas. A câmera registrou o momento do estouro da tubulação, mas agora a situação está sendo resolvida gradualmente.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp