Temporal atrasa conserto de adutora, mas Cedae garante que fornecimento estará restabelecido neste domingo (8)
Até a noite deste sábado, sete cidades da Baixada Fluminense e bairros da cidade do Rio, como Santa Teresa, na Região Central, seguiam sem água.
Câmera registra momento do estouro de tubulação no Guandu
[https://s03.video.glbimg.com/x240/14325734.jpg]
Câmera registra momento do estouro de tubulação no Guandu
Problemas seguidos na Estação de Tratamento de Água (ETA) do Guandu fizeram a Cedae a reduzir o fornecimento de água para 10 milhões de pessoas no Grande Rio. Na tarde deste sábado (7), a empresa garantiu que o fornecimento estaria regularizado ainda durante a noite.
Sete cidades da Baixada Fluminense e alguns bairros da cidade do Rio, como Santa Teresa, por exemplo, passaram o sábado sem água.
A forte chuva que atingiu o Rio e a Baixada Fluminense neste sábado (7) atrasou o serviço, mas a Cedae mantinha o otimismo. O sistema Guandu operava com metade do sistema.
Desde a manhã de quinta-feira (5), teve início uma série de problemas no sistema de fornecimento de água do RJ.
Uma câmera de segurança flagrou, na quinta
[https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2026/02/07/video-camera-registra-momento-do-estouro-de-tubulacao-no-guandu.ghtml], o momento do estouro de uma tubulação dentro da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Guandu, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense (veja acima).
[https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2026/02/05/rompimento-de-tubulacao-nova-iguacu.ghtml]
Montanha de água engole veículos na Estrada Rio-São Paulo — Foto: Reprodução/TV Globo
Aquele foi o 1º
[https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2026/02/05/rompimento-de-tubulacao-nova-iguacu.ghtml] de 3 incidentes na rede de água na Região Metropolitana do Rio de Janeiro
[https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/cidade/rio-de-janeiro/] somente nesta semana. Ainda na quinta, uma adutora se rompeu em Xerém, em Duque de Caxias
[https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2026/02/06/adutora-se-rompe-de-novo-em-xerem-apos-primeiro-vazamento.ghtml], e o Guandu voltou a apresentar vazamentos nesta sexta-feira
[https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2026/02/06/cedae-conclui-reparo-em-tubulacao-do-guandu.ghtml](6), após a Cedae informar o fim dos reparos.
Os problemas na ETA levaram a Cedae a reduzir a produção de água pela metade, o que impactou o fornecimento de água para 10 milhões de pessoas no Grande Rio.
SEQUÊNCIA DE ESTOUROS
– Manhã de quinta-feira
[https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2026/02/05/rompimento-de-tubulacao-nova-iguacu.ghtml]: rompimento dentro da ETA Guandu, em Nova Iguaçu. Casas vizinhas são destruídas.
– Noite de quinta-feira
[https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2026/02/06/adutora-se-rompe-de-novo-em-xerem-apos-primeiro-vazamento.ghtml]: estouro em Xerém, em Duque de Caxias. A mesma adutora já tinha explodido na semana passada.
– Noite de sexta-feira
[https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2026/02/06/cedae-conclui-reparo-em-tubulacao-do-guandu.ghtml]: após a Cedae afirmar ter resolvido o rompimento do dia anterior, o complexo volta a registrar vazamento.
– Manhã de sábado
[https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2026/02/07/cedae-reduz-producao-de-agua-de-novo.ghtml]: a Cedae afirma não saber quando vai concluir o reparo.
– Tarde de sábado: Mesmo com a chuva, a Cedae garante que o serviço seria concluído durante a noite.
Carros dão a volta, fugindo da enxurrada — Foto: Reprodução/TV Globo




