Celebração de Nossa Senhora da Conceição: festividades em Salvador neste domingo (8)

Padroeira da Bahia, Nossa Senhora da Conceição, será homenageada por devotos em Salvador no domingo (8). A programação festiva teve início no dia 29 de novembro com os novenários e se estenderá ao longo do dia em que é comemorada a Padroeira da Bahia.

Na Arquidiocese de São Salvador da Bahia, além da Basílica Santuário situada no bairro Comércio, outras paróquias também dedicadas à Virgem Maria sob o título de Nossa Senhora da Conceição prepararam programações especiais para homenagear a santa.

Este ano, a celebração também marca os 170 anos da Proclamação do Dogma da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, que afirma a concepção sem pecado original de Maria, mãe de Jesus, por uma graça especial de Deus. O Dogma foi oficialmente proclamado pelo Papa Pio IX em 8 de dezembro de 1854, através da bula papal “Ineffabilis Deus”.

Confira a programação de algumas paróquias dedicadas a Nossa Senhora da Conceição em Salvador:

Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia (Comércio, Salvador):

A festa celebrará os 170 anos do Dogma da Imaculada Conceição com alvorada, missas em diversos horários e a Solene Celebração Eucarística presidida pelo Arcebispo de Salvador. O ponto alto será a tradicional procissão pelas ruas do bairro Comércio.

Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Valéria/Palestina) e Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Periperi, Salvador):

Com temas específicos, as paróquias prometem celebrações com missas e procissões, todas presididas por importantes autoridades religiosas.

Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Lapinha, Salvador) e Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Itapuã, Salvador):

As paróquias terão suas festas também com programações especiais. Haverá alvorada, missas, procissões e encerramento com Missa Solene presidida por bispos auxiliares da Arquidiocese de Salvador.

Para viabilizar a realização das festas, haverá modificações no tráfego de veículos, com interdições progressivas em diversas vias. A Transalvador estará presente para dar suporte e garantir a segurança viária durante os eventos.

A festa da Padroeira do Estado da Bahia será realizada em diversas paróquias dedicadas à Nossa Senhora da Conceição no dia 8 de dezembro. Participe das homenagens e celebrações em Salvador para comemorar essa data tão especial.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Garoto de programa preso por extorsão e divulgação de vídeos íntimos na Bahia: entenda o caso

Garoto de programa é preso suspeito de extorquir e divulgar vídeos íntimos de homem na Bahia

Um homem foi encontrado em sua casa em Feira de Santana, suspeito de extorquir e divulgar vídeos íntimos de um indivíduo na Bahia. A vítima havia feito pagamentos ao suspeito por quatro meses, mas quando se negou a ceder mais às chantagens, teve suas imagens divulgadas.

O garoto de programa, de 32 anos, foi preso após supostamente gravar relações sexuais com um administrador com cargo político, na cidade de Santo Estevão, localizada a cerca de 150 quilômetros de Salvador. Segundo a Polícia Civil, o suspeito chantageou a vítima para não divulgar as imagens capturadas durante encontros em Feira de Santana, entre agosto e novembro.

Ao ser informado de que a vítima não faria mais os pagamentos, o garoto de programa decidiu expor as imagens para familiares do cliente, colegas de trabalho e em uma rede social, gerando constrangimento e danos à reputação do administrador.

O suspeito foi encontrado em sua residência no bairro Ponto Central, em Feira de Santana, onde confessou o crime. Após prestar depoimento, foi liberado, mas responderá pelos crimes de extorsão, difamação e divulgação de cenas íntimas por motivo de vingança. A Polícia Civil realizou buscas no local para verificar se havia vídeos de outras possíveis vítimas.

O material apreendido foi importante para a investigação. Para mais notícias do estado, confira o de Bahia.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp