A cidade de DE [https://DE.globo.com/sp/santos-regiao/cidade/santos/], no litoral de São Paulo, celebra na próxima segunda-feira (8) o Dia de Nossa Senhora do Monte Serrat, padroeira do município, com uma programação especial que inclui missas, quermesse e a tradicional procissão. Por conta das festividades, haverá alterações no trânsito (veja detalhes abaixo).
De acordo com a Diocese de Santos, as festividades começam às 7h, com a Santa Missa presidida pelo padre Paulo Vitor na Catedral, localizada na Praça José Bonifácio, no Centro. No mesmo local, às 8h, haverá a celebração da missa com o padre Ricardo de Barros. Às 10h, Dom Tarcísio Scaramussa ministrará a Missa Campal, que será seguida da tradicional procissão para levar a imagem de Nossa Senhora do Monte Serrat até o Paço Municipal, onde será realizada a renovação da Consagração da cidade. Em seguida, a imagem retornará ao Santuário.
O Santuário do Monte Serrat, que fica no Caminho Monsenhor Moreira, nº 33, possui uma programação que começa com a Santa Missa realizada pelo padre Francisco Greco, às 9h e às 11h. Já no período da tarde, haverá a Missa Campal com Dom Tarcísio Scaramussa, às 16h. Para encerrar as festividades, o padre José Paulo realizará a Missa Campal às 19h. Ainda segundo a Diocese, haverá quermesse nos fundos do Santuário a partir das 20h, com shows e praça de alimentação.
Devido à montagem e desmontagem da estrutura para as celebrações, o trecho da Praça José Bonifácio, onde está a Catedral, ficará fechado para circulação de veículos. Segundo a Prefeitura de DE, o bloqueio implantado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-DE) funcionará das 9h de domingo (7) às 18h de segunda-feira (8). A praça ficará proibida ao tráfego de veículos no trecho entre a Avenida São Francisco e a Rua Amador Bueno. Desta forma, os motoristas com destino ao Centro poderão seguir a partir da Rua São Francisco em direção à Avenida Conselheiro Nébias e acessar a Rua João Pessoa.
A CET-DE terá agentes em campo e também acompanhará o trânsito pela região por meio da Central de Operações, com a equipe de videomonitoramento. De acordo com a administração municipal, as informações sobre o trânsito em tempo real também estarão disponíveis no aplicativo de mobilidade Waze. Desta forma, os motoristas poderão definir a melhor rota antes mesmo de iniciar a viagem. Por conta das intervenções, as linhas municipais de transporte coletivo 5, 29 (volta), 37, 53, 73, 77, 152, 153, 155, 156, 181, 191 e 193, sentido Centro, irão operar com alteração no itinerário e seguirão pela Rua Braz Cubas, Praça José Bonifácio, Av. São Francisco, Av. Conselheiro Nébias e retomam o trajeto normal. Já a linha 29 (sentido cais) segue pela Av. São Francisco, Praça José Bonifácio, Av. São Francisco, R. Dr. Adhemar Figueiredo Lira, R. Amador Bueno e R. Dr. Cochrane.