Celebração do Dia dos Aposentados e Pensionistas presta atendimento a mais de 500 pessoas em Goiânia

As atividades culturais, educativas e atendimentos de saúde oferecidos pela Prefeitura de Goiânia e Instituto de Previdência Social do Município, durante a celebração do Dia dos Aposentados e Pensionistas, beneficiaram mais de 500 pessoas na última terça-feira (20). A programação realizada na sede do IPSM teve parcerias com as Secretarias Municipal de Saúde, de Políticas para as Mulheres, de Cultura e de Assistência Social (Semas), Guarda Municipal, Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Senai, Sesi, Associação dos Funcionários do Fisco do Estado de Goiás (Affego) e Grupo Qualidade em Saúde.

Instituído pela lei municipal 9.113, de novembro de 2011, o Dia dos Aposentados e Pensionistas presta homenagem a 7.090 aposentados e 1.421 pensionistas de Goiânia, que estão vinculados à gestão municipal e são atendidos pelo IPSM. O presidente do IPSM, Sílvio Fernandes, diz que a contínua valorização dos servidores públicos inativos e ativos é um dos propósitos da gestão municipal e que o evento em celebração aos aposentados e pensionistas, desta terça-feira, foi mais um passo de abertura do instituto para a sociedade. ‘A determinação do prefeito Iris Rezende é de que todos trabalhem para as pessoas desta cidade, queremos mostrar que os serviços e atendimentos públicos são dos cidadãos, que devem ter acesso facilitado e eficiência no atendimento de suas demandas’.

Para o Dia dos Aposentados e Pensionistas, foi elabora uma programação diversa com atividades interessantes para todos os cidadãos. ‘Centenas de pessoas passaram pelo instituto e isso fez toda a diferença na qualidade de nosso evento, a presença das pessoas trouxe alegria e muitas informações para sempre melhorarmos o nosso trabalho’.
A secretária de Políticas para as Mulheres, Célia Valadão, participou do evento e reforçou que a abertura do IPSM para a sociedade mostra maturidade e qualidade da gestão, que está disposta a trabalhar pelas pessoas e pela qualidade de vida dos goianienses.

Quem passou pelo evento pode conferir as apresentações dos corais da Affego e o Vozes e Violão, da Semas, da musicista Aline Araújo e da banda da Guarda Municipal. Houve também palestras sobre inclusão digital para a terceira idade, voluntariado, desenvolvimento pessoal, cuidados com a saúde bucal, vacinação gratuita contra a gripe, aferição de pressão e glicemia, ginástica laboral e distribuição de livros literários.

O presidente do IPSM, Sílvio Fernandes, prestou homenagem especial ao primeiro aposentado da Prefeitura de Goiânia, Elizeu Bispo da Costa, de 98 anos, e reafirmou seu compromisso de fortalecer a entidade para garantir a sustentabilidade previdenciária da cidade de Goiânia. ‘Organizar o IPSM e sanear as dívidas, de modo que todos os servidores efetivos possam se aposentar com segurança, são ações que vão ficar em nosso legado pela valorização do regime próprio de previdência de nosso município”, garante.

.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do país

O fim de semana terá condições favoráveis a chuvas volumosas nas regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do Brasil. Segundo boletim divulgado hoje (22), em Brasília, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um alerta de chuvas intensas foi emitido para a região que vai do Amazonas, passando por Rondônia, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, sul do Tocantins, Goiás, Pará, Minas Gerais e sul da Bahia.  

Para essas áreas o alerta é de chuva com volume entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60-100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Além disso, também estão previstas chuvas com volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos que podem chegar até a 60 km/h.  

As pancadas podem ocorrer no Acre e Amazonas; sul do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. Chuvas com o mesmo volume são esperadas para o Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo, sul de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Risco reduzido

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A Meteorologia também alerta para a ocorrência de acumulado de chuvas no litoral sul paulista, em todo o litoral paranaense e no litoral norte de Santa Catarina. Nessas regiões estão previstas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com essas áreas de risco. 

Para a região que abrange a faixa leste da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano, até Sergipe, o Inmet informou sobre a tendência de que uma zona de Convergência do Atlântico Sul se configure a partir de sábado, 23, podendo persistir até terça-feira (26), o que poderá ocasionar volumes expressivos de chuva.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp