Celg treina leituristas para ajudar a identificar focos do Aedes aegypti

Celg Distribuição treinou cerca de 500 leituristas para atuar e ajudar no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como febre amarela, dengue, chikungunya e zika. O projeto é realizado em parceria com a Secretária de Estado da Saúde e teve início em setembro de 2017 abrangendo apenas Goiânia, a partir do dia 05 de janeiro deste ano, passou a atuar em outras cidades do estado.

Como é realizado o trabalho:

O leiturista registra no coletor de leitura os focos encontrados e encaminha as informações semanalmente para a Secretaria de Saúde. Os dados são analisados e transformados em um mapa que localiza os pontos de focos no estado, o que deve servir de ajuda para que a secretaria haja em combate ao mosquito. O agente trabalha como um observador, já que não tem autorização para entrar nas casas ele deve observar se possíveis aquelas casas que permitem a ele ter uma visibilidade maior do terreno, ver ser há focos ou entulho no entorno da casa.

Dados registrados:

Segundo a Celg entre os meses de setembro e janeiro foram reportados à Secretaria 2.615 possíveis focos do mosquito. Nas cidades do interior desde o começo de janeiro foram relatados 616 possíveis focos. Cerca de 139 mil casas visitadas e monitoradas.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Prefeitura de Aparecida de Goiânia lança obras de pavimentação no setor Solar Central Park nesta quinta-feira, 11

Moradores do Setor Solar Central Park já podem comemorar. Na tarde da próxima quinta-feira, 11, o prefeito Gustavo Mendanha assinará a Ordem de Serviço da obra de pavimentação asfáltica que contemplará todas as ruas do bairro.  Serão implantadas galerias pluviais, construção de meio-fio e calçada. A solenidade de lançamento será realizada às 17 horas, na Rua Baviera com Rua Travessa, próximo a sede do Paço Municipal.

O projeto de pavimentação do setor Solar Central Park prevê a pavimentação de 22 ruas, sendo 41,5 mil m² de asfalto, 3,3 mil m² de rede de água pluvial, e 14,5 mil metros de meio fios e calçadas. O valor da obra, que será realizada com recurso municipal e equipamentos, maquinários e mão de obra Secretaria Municipal de Infraestrutura, será de R$ 5 milhões. “As obras de pavimentação que estamos realizando na cidade irão proporcionar qualidade de vida, segurança, bem-estar e saúde aos nossos munícipes. Estamos cumprindo nossa obrigação ao levar esse benefício tão importante para milhares de pessoas”, pontua o prefeito.

Segundo o secretário de Infraestrutura, Mário Vilela, o asfalto traz benefícios como qualidade de vida para a população. “Muda o embelezamento de ruas e avenidas, melhora a mobilidade urbana, evita erosões, contribui com a saúde pública e valoriza o valor venal dos imóveis”, destacou.

 

Fonte: Raquel Vieira/Prefeitura Municipal de Aparecida de Goiânia

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp