Celular de mineiro desaparecido em Paris é encontrado por amigos

Celular de Flávio de Castro Sousa, Mineiro Desaparecido em Paris, Encontrado

O fotógrafo mineiro Flávio de Castro Sousa, de 37 anos, está desaparecido em Paris desde o dia 26 de novembro. Ele havia chegado à capital francesa no início do mês para trabalhar e tinha um voo agendado de volta ao Brasil para a mesma data de seu desaparecimento, mas não embarcou após realizar o check-in. Flávio, também conhecido como Flávio Carrilho, foi visto pela última vez em um apartamento de aluguel por temporada na Rue des Reculettes em Paris.

Um amigo próximo recebeu uma mensagem de um conhecido francês, Alex Gautier, informando que Flávio se acidentou e recebeu atendimento no Hôpital Européen Georges-Pompidou no dia 26. Após ser liberado do hospital, Flávio tentou estender sua estadia no apartamento alugado, mas não deu mais notícias. Seus pertences, incluindo o passaporte, foram retirados do imóvel pelo francês.

A mãe de Flávio começou a ligar insistentemente para o celular dele e, na madrugada do dia 28, um funcionário de um restaurante atendeu a ligação. Ele passou a ligação para um colega brasileiro, que explicou que o celular foi encontrado em um vaso de plantas na porta do estabelecimento no dia 27. O celular de Flávio foi encontrado por amigos em um vaso de plantas de um bistrô próximo ao Rio Sena, onde ele teria caído ao caminhar. O aparelho será entregue à polícia nesta segunda-feira para ajudar nas investigações.

A embaixada brasileira foi acionada, e a Interpol pode emitir um alerta para localizar o fotógrafo. As autoridades francesas podem abrir um inquérito caso o desaparecimento seja considerado anormal. “O objetivo agora é fazer com que a polícia abra a investigação. Temos o celular de Flávio, que foi encontrado intacto, e as malas fechadas, que podem conter coisas e sinais lá dentro, que podem ajudar a avançar e a ter pistas. Mas só podemos fazer isso com a autorização da polícia”, explicou Rafael Basso, amigo de Flávio que mora na França.

Amigos e familiares destacam que Flávio não tinha o costume de passar tantos dias sem dar notícias, o que os levou a se mobilizar por informações. O Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) informou, por meio do Consulado-Geral do Brasil em Paris, que tem conhecimento do caso, está em contato com as autoridades locais e presta assistência consular aos familiares do nacional.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Governo lança Operação Natal Seguro no Transporte Público

A Secretaria-Geral de Governo (SGG) e a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) lançam, nesta quinta-feira, 05, às 9h30, no Terminal Isidória, no Setor Pedro Ludovico, em Goiânia, a Operação Natal Seguro no Transporte Público.

O objetivo é intensificar o policiamento no interior e nas proximidades dos 13 terminais e 50 estações do transporte coletivo (sistema BRT Norte/Sul e Leste/Oeste), em Goiânia.

A ação é uma parceria entre a Polícia Militar do Estado de Goiás (PM/GO), a Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) e a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC).

Coletiva de imprensa

Será concedida uma entrevista coletiva à imprensa no local, com a participação do secretário-geral de Governo e presidente da Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC), Adriano da Rocha Lima, o presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), Murilo Ulhôa, o diretor de Transportes do Redemob Consórcio, Cézane Siqueira, e os comandantes do Comando de Policiamento da Capital, Cel. Pedro Henrique Batista Alves de Paiva, e do Batalhão de Terminais, o Ten. Cel. Johnathan Tarley Rodrigues.

O evento contará com a presença de mais de 100 policiais e diversas viaturas de diversas tropas, incluindo batalhões especializados como as Rotam, Giro e Patrulha Maria da Penha.

Após o fim da coletiva, os policiais sairão em comboio descendo pela Rua 90, passando pela Praça Cívica, seguindo pelas Avenidas Araguaia e Anhanguera até chegar ao Terminal da Praça A, ponto de maior concentração de compras de Goiânia no período de festas.

Natal Seguro no Transporte Público

O efetivo responsável pela segurança nos terminais será ampliado em mais de 100% para garantir a segurança da população neste período de festividades de fim de ano, quando há uma maior movimentação e o comércio se aquece com as compras de Natal e Ano Novo.

A intenção é agir de forma preventiva e reduzir os índices de criminalidade.

Goiânia é a única capital do país que conta com um batalhão especializado para garantir a segurança nos terminais do transporte, e a tropa alcançou resultados significativos, com uma queda de 67% no número de furtos e 57% no quantitativo de roubos registrados ao longo deste ano em comparação a 2023.

Segurança

Diariamente, mais de 500 mil pessoas embarcam e desembarcam nos veículos do transporte coletivo em Goiânia e Região Metropolitana. O Governo de Goiás está comprometido em oferecer segurança aos usuários do transporte coletivo.

Além do reforço no policiamento, os passageiros podem contar com 1173 câmeras de monitoramento instaladas nos terminais, todas interligadas à central monitorada pela Secretaria de Segurança Pública.

Além disso, outra preocupação é com a segurança das mulheres, que podem acionar o aplicativo Mulher Segura para fazer denúncias caso sejam vítimas de crimes, como por exemplo o assédio sexual, dentro dos terminais ou no trajeto percorrido pelos ônibus.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp