Cemaden amplia alertas de risco para RJ, MG, e SP e ES por chuvas
DE Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu o mais alto nível de alerta para a região de Petrópolis
O Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (DE), órgão federal responsável por alertar contra desastres naturais no Brasil, nesta sexta-feira (4/4), emitiu alertas para situações de grande risco em decorrência dos temporais previstos para a região Sudeste do Brasil até domingo (6/4).
DE órgão decretou o alerta mais alto nível de alerta no relatório para a região de Petrópolis por causa da previsão de chuvas persistentes no sábado (5/4) e no domingo (6/4).
Segundo o Cemaden, Juiz de Fora (MG) e Cachoeiro de Itapemirim (ES) também estão sob novos alertas de riscos geo-hidrológicos, com risco alto para deslizamentos, principalmente no fim de semana. Também foi reforçado o risco alto para áreas urbanas do Rio, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo.
Os alertas do Cemaden são feitos para as Defesas Civis estaduais e municipais.
SITUAÇÕES DE RISCO NA SEXTA-FEIRA
Segundo a previsão do Cemaden, a partir desta sexta-feira, algumas regiões do interior e do litoral paulista, além da capital carioca, a região serrana do Rio tem alta possibilidade de alagamentos e transbordamento de rios.
Risco alto:
Região Sudeste: São Paulo e São José dos Campos (SP), com ênfase aos municípios litorâneos da Baixada Santista e Litoral Norte paulista; Rio de Janeiro e Petrópolis (RJ).
As chuvas fortes podem causar enxurradas e inundações em rios urbanos e rurais.
Risco moderado:
Região Sudeste: regiões como Campinas e Sorocaba (SP), com ênfase ao litoral sul paulista; Juiz de Fora e Pouso Alegre (MG), Volta Redonda, Macaé e Campo dos Goytacazes (RJ), e Cachoeiro do Itapemirim (ES) podem sofrer alagamentos pontuais devido a pancadas de chuva intensas.
Região Nordeste: regiões como São Luís (MA) e Fortaleza (CE) podem sofrer inundações pontuais.
Região Norte: regiões como Manaus (AM), Macapá (AP) e Belém (PA), com destaque para as áreas metropolitanas podem sofrer inundações pontuais devido a pancadas de chuva intensas.
LISTA DE RISCO GEOLÓGICO:
Risco alto:
Região Sudeste: Petrópolis, Rio de Janeiro, Volta Redonda-Barra Mansa (RJ), São Paulo e São José dos Campos (SP) estão em alerta para deslizamentos de terra, especialmente em encostas suscetíveis.
Risco moderado:
Região Sudeste: Juiz de Fora, Pouso Alegre (MG), Macaé-Rio das Ostras, Campos dos Goytacazes (RJ) e Cachoeiro do Itapemerim (ES) também enfrentam riscos, embora em menor escala.
Região Nordeste: Fortaleza (MG) tem alerta para deslizamentos de terra em áreas suscetíveis.
Região Norte: Manaus (AM) pode sofrer com deslizamentos de terra.
O boletim ainda alerta que a situação deve piorar no fim de semana. Em decorrência do acumulado expressivo de chuvas, parte da Região Serrana do Rio de Janeiro, especialmente Petrópolis, com risco muito alto para inundações.
Receba notícias do DE no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: DE.