Central de Atendimento de Saúde via Celular em Recife durante o Carnaval: Como Funciona

central-de-atendimento-de-saude-via-celular-em-recife-durante-o-carnaval3A-como-funciona

Recife abre central de atendimento de saúde pelo celular durante o carnaval; saiba como vai funcionar

Durante o período do carnaval, a prefeitura de Recife vai disponibilizar um serviço de teleatendimento em saúde 24 horas por dia. A Central de Teleatendimento em Saúde será responsável por fazer uma triagem inicial de riscos, esclarecer dúvidas e encaminhar os pacientes para unidades especializadas. A iniciativa tem como objetivo lidar com o aumento na procura por serviços de urgência e emergência esperado nesse período festivo.

O serviço estará disponível a partir da quinta-feira (12) através do Conecta Zap, no número (81) 99117-1407. Para acessá-lo, o usuário deve enviar uma mensagem e selecionar a opção 0 no menu. O atendimento será automatizado e contará com o suporte da assistente virtual “SUSi”, que irá fornecer orientações iniciais e direcionar o folião conforme a necessidade.

Das 7h às 19h, os usuários que buscarem o serviço poderão ser encaminhados para atendimento remoto, realizado por médicos e enfermeiros do Núcleo Municipal de Telessaúde. Os profissionais de saúde envolvidos estarão qualificados para avaliar situações de risco, esclarecer dúvidas e encaminhar os pacientes de acordo com os protocolos estabelecidos para cada caso.

A prefeitura de Recife destacou que a central de atendimento em saúde durante o carnaval terá como principal foco a identificação precoce de sinais de alerta, a redução de riscos e orientação no fluxo assistencial para HIV e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), a avaliação inicial de risco e encaminhamento para Profilaxia Pós-Exposição (PEP), entre outras ações. Todos os atendimentos serão registrados no prontuário eletrônico do cidadão (PEC e-SUS).

Com essa iniciativa, a prefeitura de Recife busca garantir o acesso rápido e eficiente a informações e cuidados de saúde durante o carnaval, promovendo a segurança e bem-estar dos foliões que participarão da festa. O teleatendimento em saúde é mais uma ferramenta disponível para auxiliar os cidadãos em situações emergenciais, contribuindo para a prevenção de riscos e a promoção da saúde pública no município.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp