Central de Fiscalização da Covid-19 notifica 15 estabelecimentos em Goiânia

Na manhã desta segunda-feira, 01, a Central de Fiscalização da Covid-19 de Goiânia fiscalizou 250 estabelecimentos para verificar o cumprimento das medidas sanitárias contra a proliferação do coronavírus, assim como as restrições determinadas pelo novo decreto, vigente a partir de hoje. Foram notificados 15 estabelecimentos devido ao descumprimento das normas.

O diretor de fiscalização da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), Diego Moura, informou que a Central de Fiscalização é a união de todas as fiscalizações da Prefeitura de Goiânia para verificar se o decreto está sendo cumprido. Auditores estão espalhados em todas os setores de Goiânia atendendo sobretudo, as denúncias que recebemos no aplicativo Prefeituras 24 horas e vistoriando as principais avenidas nos períodos matutino, vespertino e noturno para verificar se, de fato, o decreto está sendo cumprido”.

“É um cuidado que a Prefeitura de Goiânia está tendo com todos os cidadãos. A gente espera, por parte da população, a disciplina, a cidadania, a compreensão nas regras estabelecidas pelo decreto para que juntos, possamos superar esse momento de pandemia e logo podermos estar de volta com todas as nossas atividades em regime normal”, reforçou.

As denúncias para a Central podem ser realizadas por meio do aplicativo Prefeitura 24 horas. A multa para os comércios que descumprirem os protocolos é de R$ 4908,30. Em casos de reincidência ou críticos, as denúncias serão encaminhadas à Polícia Civil e Ministério Público para apuração da infração ao artigo 268 do código penal, que prevê pena de 1 mês a 1 ano de detenção, assim como multa.

A Central de Fiscalização da Covid-19 é formada por equipes da Vigilância Sanitária, Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh), Guarda Civil Metropolitana (GCM) e Diretoria de Fiscalização. 

Foto: Reprodução

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiânia autoriza motociclistas a utilizarem corredores exclusivos para ônibus

A partir desta segunda-feira, 6, os corredores exclusivos para ônibus em Goiânia também poderão ser utilizados por motociclistas. A decisão, implementada pelo prefeito Sandro Mabel (UB), faz parte de uma estratégia para melhorar o fluxo do trânsito na cidade.

A liberação começou na última quinta-feira, 2, logo após a posse do prefeito, com um teste na Avenida Jamel Cecílio. Agora, o acesso será permitido em outras vias importantes, incluindo as Avenidas T-63, T-7, T-9, 85, Universitária, além da Rua 10 e da Avenida Assis Chateaubriand.

Para garantir a segurança da nova medida, a prefeitura encomendou um levantamento sobre acidentes nos corredores de ônibus. Um monitoramento adicional será realizado durante a implementação, a fim de analisar os impactos na segurança viária.

No entanto, o uso dos corredores pelos motociclistas será regulado por normas específicas. Não será permitido embarcar ou desembarcar passageiros nessas faixas, e o acesso deverá ocorrer apenas em trechos autorizados ou nos cruzamentos.

Especialistas em trânsito destacam que a convivência entre ônibus e motocicletas nesses espaços exige atenção redobrada. Devido às diferenças de porte dos veículos e aos pontos cegos dos ônibus, motociclistas devem evitar permanecer ao lado dos coletivos ou realizar manobras em curvas próximas a eles, para reduzir riscos de acidentes.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp