Central do IPTU registra mais de 100 atendimentos nas primeiras horas

Central do IPTU registra mais de 100 atendimentos presenciais nas primeiras horas de funcionamento: técnicos da Sefin realizam atendimento das 08h às 17h, no Paço Municipal

Central do IPTU registra mais de 100 atendimentos nas primeiras horas

Iniciativa da Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), a Central do IPTU registrou 107 atendimentos presenciais, entre 08h e 12h desta segunda-feira,10. A unidade instalada no hall de convivência do Paço Municipal tem por objetivo ajudar o contribuinte a compreender melhor seu tributo, receber informações sobre pagamento do imposto, e orientações de atualização cadastral e abertura de processos de revisão.

Essa é a primeira vez que o contribuinte goiano conta com uma unidade de atendimento específica sobre o IPTU, com maior acesso à informação e transparência na cobrança do tributo. A novidade foi comemorada por Josiele Rocha, de 26 anos, que é atendente em uma construtora.

“Achei bastante interessante esse atendimento sobre o IPTU e ITU. É muito prestativo. Espero que mais pessoas tenham acesso porque fui muito bem atendida, foi esclarecedor. A pessoa que me atendeu me instruiu, passo a passo, como resolver meu problema”, contou a atendente, sobre o pedido de orientações em relação à revisão de sua atualização cadastral.

O bom atendimento prestado pelos servidores técnicos da Sefin, na Central do IPTU, foi alvo de elogios do autônomo Caetano da Silva, de 48 anos, que não quis esperar a chegada do boleto em sua casa, e procurou a unidade no fim da manhã. “Foi ‘rapidinho’. Em 10 minutos resolvi e peguei meu boleto do IPTU de 2023 para pagar. Tudo resolvido, conferido e certo”, avaliou.

A Central do IPTU começou a funcionar no último dia 4 de abril, via WhatsApp. Em apenas dois dias de funcionamento, foram registrados quase 250 atendimentos finalizados. O contribuinte que tiver questionamentos pode enviar as dúvidas para um dos números a seguir: (62) (62) 3524-3352, 3524-3375 e 3524-3383.

Quem precisar de apoio para calcular o imposto ou ter acesso às informações que necessitam de verificação de dados pessoais deve procurar o atendimento presencial, no Paço Municipal. A Central do IPTU funciona das 08h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira, exceto feriados, até o dia 3 de maio.

Perguntas frequentes

A maioria dos contribuintes que buscaram o atendimento presencial na manhã desta segunda-feira teve como questionamento o valor da alíquota do IPTU, em especial casos em que o aumento superou a média inflacionária. O secretário-executivo da Sefin, Lucas Morais, pontua que apenas 5% dos imóveis de Goiânia se enquadram nos reajustes acima da inflação.

“O contribuinte deve ficar atento sobre as mudanças cadastrais que levaram à alteração no IPTU. A maior parte dos casos atendidos é de imóveis que não eram edificados e passaram a ter construções, e de alteração de residencial para comercial, ou seja, quando o IPTU era residencial e, com a abertura de uma empresa no local, a alíquota passou a ser comercial”, explica.

O secretário-executivo lembra que todas as informações dos imóveis estão disponíveis na página, com dados e vídeos explicativos. Caso o contribuinte ainda tenha dúvidas, é importante que ele venha até a Central e faça o cálculo junto com o técnico, avaliando o que levou ao valor cobrado. “Se o contribuinte tiver alguma discordância, na própria Central ele é orientado sobre a documentação necessária para a abertura do pedido de revisão”, explica.

Além de dúvidas sobre alterações, os contribuintes têm buscado informações sobre o IPTU Social, isenção, e apoio para pagamento via cartões de crédito e PIX. “O IPTU Social é um benefício criado pela gestão do prefeito Rogério Cruz. Neste ano, passou a atender mais famílias, com o aumento da faixa de isenção. Por isso, a população ainda tem buscado compreender mais sobre o programa”, diz Lucas Morais.

IPTU Social

O IPTU Social passou a atender aproximadamente 71 mil imóveis em Goiânia, com a isenção do tributo. Em 2022, 46.502 foram beneficiados pela iniciativa da Prefeitura de Goiânia. A estimativa era de que, com a alteração do valor venal para a isenção, que passou de R$120 mil para R$140 mil, pouco mais de 50 mil imóveis fossem contemplados. No entanto, a ampliação do benefício ficou acima do esperado, o que atendeu a mais famílias.

O contribuinte contemplado pelo benefício recebe o boleto do IPTU normalmente em sua residência com uma marca d’água, bem similar a um carimbo, escrito “Isento IPTU Social”. Com isso, ele não precisa se preocupar com pagamento ou apresentação de documentos junto à Prefeitura de Goiânia. Caso ainda não tenha recebido o boleto, é possível checar se ele será beneficiado a partir do valor venal do imóvel, disponível para acesso no link , ou no atendimento presencial da Central do IPTU.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Quatro estudantes da PUC-SP são desligados após se envolverem em atos racistas durante jogo

Quatro estudantes de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) foram desligados de seus estágios em escritórios de advocacia após um vídeo viralizar nas redes sociais, mostrando atos de racismo e aporofobia cometidos durante uma partida de handebol nos Jogos Jurídicos Estaduais. O incidente ocorreu no último sábado, 17, em Americana, interior de São Paulo. Nos registros, os alunos ofenderam colegas da Universidade de São Paulo (USP), chamando-os de “cotistas” e “pobres”.

As demissões foram confirmadas por meio de notas oficiais enviadas às redações. O escritório Machado Meyer Advogados, por exemplo, anunciou a demissão de Marina Lessi de Moraes, afirmando que a decisão estava alinhada aos seus valores institucionais, com o compromisso de manter um ambiente inclusivo e respeitoso. O escritório Tortoro, Madureira e Ragazzi também confirmou a dispensa de Matheus Antiquera Leitzke, reiterando que não tolera práticas discriminatórias em suas instalações. O Castro Barros Advogados fez o mesmo, informando que Arthur Martins Henry foi desligado por atitudes incompatíveis com o ambiente da firma. O escritório Pinheiro Neto Advogados também comunicou que Tatiane Joseph Khoury não faz mais parte de sua equipe, destacando o repúdio ao racismo e qualquer forma de preconceito.

Repercussão do caso

O episódio gerou forte indignação nas redes sociais e foi amplamente criticado. O Centro Acadêmico XI de Agosto, que representa os alunos da Faculdade de Direito da USP, se manifestou, expressando “espanto, indignação e revolta” com as ofensas racistas e aporofóbicas proferidas pelos alunos da PUC-SP. A instituição ressaltou que o incidente representou uma violência contra toda a comunidade acadêmica.

Em resposta, a reitoria da PUC-SP determinou a apuração rigorosa dos fatos pela Faculdade de Direito. Em comunicado, a universidade afirmou que os responsáveis serão devidamente responsabilizados e conscientizados sobre as consequências de suas atitudes. A PUC-SP reiterou que manifestações discriminatórias são inaceitáveis e violam os princípios estabelecidos em seu Estatuto e Regimento.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos