Centraliza apresenta “Shrek – O Musical”, neste domingo, no Teatro Carlos Moreira

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) em parceria com o Teatro Carlos Moreira, apresenta neste domingo, 26, dentro da programação do Centraliza, o espetáculo Shrek – O Musical, promovido pela companhia teatral, localizada na Rua do Lazer, no Centro. O evento é aberto ao público de todas as idades até a lotação do espaço. O ingresso deve ser reservado com antecedência pelo WhatsApp (62) 99142-6714 e equivalem a doação de 1kg de alimento não perecível.

O espetáculo integra o projeto Domingo Tem Teatro, com o objetivo de contribuir com a inserção cultural de crianças, jovens e adultos e mostrar o verdadeiro sentido de ter uma família e amigos, aceitando-os como eles são. O musical reúne um elenco de sete atores em uma história cheia de aventura e muita emoção.

Shrek é um ogro que vive só e tranquilo em seu pântano, assustando aldeões que tentam se aproximar dele. Um dia é surpreendido quando Lord Farquaad, líder da terra de Duloc, envia milhares de criaturas de contos de fada para seus domínios. Farquaad concorda em devolver seu pântano do jeito que era antes contanto que Shrek aceite resgatar a Princesa Fiona, com quem Farquaad pretende se casar para virar rei. Shrek parte, então, junto a um burro falante chamado Burro, com quem ele faz amizade, até o castelo onde a princesa está aprisionada e a liberta de forma inusitada.

No caminho de volta para Duloc, Shrek e Fiona acabam se apaixonando, porém ela não revela que se transforma em ogra à noite por causa de uma maldição, o que mais tarde causa uma briga entre os dois. No entanto, encorajado por Burro, Shrek decide se desculpar. Durante o casamento de Fiona com Farquaad, ele entra na igreja e protesta, dizendo a Fiona que Farquaad só está se casando com ela para virar rei. Fiona se transforma em ogra na frente de todos e, com a ajuda do Dragão, Shrek derrota Farquaad. Shrek e Fiona então se casam e a maldição de Fiona é quebrada, fazendo-a tomar forma permanente de ogra.

Confira a programação do evento:

9h às 10h30 – Atrações diversas para crianças com pintura no rosto, brincadeiras, algodão doce e pipoca.
9h30 e 10h30 – Sessões do espetáculo com reserva antecipada.
Importante: O ingresso deve ser reservado com antecedência pelo whatsapp (62) 99142-6714

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Quando desmontar a Árvore de Natal? Confira a data e motivo

O Natal é uma das festas mais celebradas no mundo cristão, marcada por enfeites, troca de presentes e tradições como a montagem da árvore de Natal. No entanto, quando chega o momento de desmontar a decoração, uma dúvida comum surge: qual é a data correta para dar fim ao clima natalino?

A tradição cristã estabelece o dia 6 de janeiro, conhecido como o Dia de Reis, como o fim do ciclo natalino. Este dia marca a visita dos três Reis Magos – Belchior, Gaspar e Baltazar – ao menino Jesus em Belém. Segundo o relato bíblico, os Magos foram guiados pela estrela de Belém e trouxeram presentes simbólicos para o recém-nascido: ouro, incenso e mirra. O Dia de Reis também é conhecido como Epifania, momento que, para a Igreja Católica, simboliza a revelação de Cristo ao mundo.

Em muitos países, o Dia de Reis é considerado o momento de desmontar a árvore e guardar os enfeites, mantendo o respeito à tradição religiosa e cultural que circunda o Natal. Essa prática está profundamente enraizada em diversas culturas, como na Espanha, onde as crianças recebem presentes dos Reis Magos, e no México, com a tradicional Rosca de Reyes, um pão doce em forma de coroa.

Práticas Diferentes

Embora o Dia de Reis seja a data tradicional para desmontar a árvore, algumas pessoas preferem fazê-lo antes, por questões de praticidade, especialmente devido ao retorno ao trabalho e à rotina. Outras, por outro lado, optam por manter a decoração até o dia 6 de janeiro, prolongando a sensação de festas e celebrando o encerramento do ciclo natalino.

Enquanto na tradição católica o Dia de Reis simboliza o fechamento das festividades, as religiões protestantes não possuem uma data fixa para desmontar a árvore de Natal. Nessas comunidades, o foco principal é o Natal e a Páscoa, sem a obrigação de seguir um calendário litúrgico para a retirada dos enfeites.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp