Centraliza reuniu mais de 600 atletas na Corrida do Empreendedor, realizada neste domingo, 30

Centraliza reuniu mais de 600 atletas na Corrida do Empreendedor, realizada neste domingo (30/06)

Atletas de todas as idades participaram do evento, que premiou com troféus os cinco primeiros colocados em cada categoria. Programa Centraliza visa requalificar a região Central da Capital

Mais de 600 atletas participaram da Corrida do Empreendedor, iniciativa que integrou a 4ª edição do Programa Centraliza, neste domingo (30/6), na região Central da capital. Os melhores cinco colocados nas categorias masculino e feminino receberam troféus e todos os participantes que completaram as provas receberam medalhas, que incluiu ainda corridinha Kids para menores de 14 anos.

A iniciativa tem como objetivo a revitalização do Centro de Goiânia. Além da Corrida, a Secretaria de Desenvolvimento e Economia Criativa (Sedec) organizou uma feira especial com mais de 30 bancas. Também foram realizadas apresentações de quadrilha e teatro organizadas pela Secretaria de Cultura (Secult), além de atividades recreativas pela Secretaria dos Esportes (Smesp) e ações de educação no trânsito da Secretaria de Mobilidade (SMM).

O trajeto percorrido foi de 5 quilômetros passando pelas principais avenidas da cidade como Goiás, Paranaíba e Tocantins, além de uma volta completa no anel interno da praça Cívica.

O secretário de Desenvolvimento e Economia Criativa, Thales Queiroz, acompanhado do vereador Geverson Abel, deram a largada para o evento. “Essa corrida tem o objetivo de reforçar a importância da requalificação do centro e o papel das atividades econômicas neste processo, além de comemorar os índices que colocam Goiânia no Top 10 das melhores cidades para se investir e que valoriza o empreendedorismo”, comentou Thales.

A largada foi às 7h30, e, em seguida, os participantes da caminhada de 2 quilômetros. Após a chegada dos últimos atletas, foram entregues medalhas, além do kit de hidratação com água, fruta, suco e energético.

Premiação

Janivan Lima foi a grande campeã na categoria feminina, seguida por Adriana da Silva, Adnélia Prado e Kellen Cássia. No masculino, o vencedor foi José Pedro Czepak, que fez o melhor tempo no geral, com menos de 20 minutos.

“Não esperava vencer a prova. Foi desafiante, um circuito rápido, bonito e que me fez amar ainda mais a nossa cidade e querer participar de mais provas como esta”, afirmou Janivan.

O segundo colocado foi Aparecido César Pereira, que é servidor público da Sedec. O terceiro foi Elielson Alves de Miranda, o quarto foi Wender Vieira e na quinta colocação ficou Célio Galdino.

Todos subiram ao palco e receberam os troféus do titular da Sedec, Thales Queiroz, do secretário da Secult, Eduardo Souza, do vereador Geverson Abel, do secretário interino de Finanças, Cleyton Menezes, além do diretor da Faculdade Delta, Leomar Souza.

Kids

A Corrida Kids foi outra grande atração do evento, com público formado por pais e familiares que acompanharam os pequenos ao percorrerem os 200 metros até a linha de chegada.

“Fiquei muito emocionada de ver os meus filhos participando de uma corrida oficial pela primeira vez. Eles acordaram ansiosos e no final ficaram eufóricos ao receberem os aplausos do público e condecorados com medalhas de participação. A Prefeitura poderia fazer mais eventos como esse”, comenta Helena Francesca Gomes, mãe do Gael de 4 anos e a Stella de 2 anos.

Integração

A Sedec é o órgão da Prefeitura de Goiânia responsável pelo evento que contou com o apoio do Sine Municipal, da Secretaria dos Esportes (SMESP), da Secretaria de Finanças (Sefin), da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), da Guarda Civil Metropolitana (GCM), entre outras pastas.

Apoio empresarial

A Corrida do Empreendedor contou com o apoio de diversas empresas, como a Bee Sports, a Tahto, o Colégio Prevest, o Instituto Goiano de Pesquisa e Didática Profissional (IGPDP), a Faculdade Delta e Aaprovel. Todas desenvolvem projetos na área educacional, de pesquisa e qualificação profissional em parceria com a Prefeitura de Goiânia.

Todos os materiais, produtos e produção do evento foram custeados pelas empresas que irão estampar camiseta, medalha e troféus, além de participarem ativamente do projeto que tem inscrições gratuitas ofertadas à comunidade.

Centraliza

O Centraliza é um programa da Prefeitura de Goiânia, que tem como objetivo a requalificação do Centro da capital, com foco em sete eixos temáticos: habitação e atividades econômicas; segurança pública; infraestrutura, mobiliário urbano e preservação; mobilidade urbana; meio ambiente; cultura e esporte; lazer, bem-estar e turismo.

Entre as ações previstas para o Setor Central estão a revitalização de imóveis históricos, benefícios fiscais em Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) para imóveis comerciais e residenciais da região, bem como redução do Imposto Sobre Serviços (ISS) para os negócios que se enquadrem em potencialidades econômicas, além de ações que já foram e/ou estão sendo executadas, como o Refis, realizado no Mercado da Rua 3, entre outubro e dezembro de 2023, recapeamento asfáltico, modernização dos pontos de ônibus, troca de mais de 51% da iluminação pública do setor, retirada dos fios mortos, por meio do Programa Cidade Segura, e ações de esporte, cultura e lazer, como o fechamento da Avenida Goiás aos domingos, para atividades.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Início do Verão: O que esperar nas previsões climáticas?

O verão no Hemisfério Sul iniciou neste sábado, 21, às 6h20 (horário de Brasília), trazendo mudanças rápidas nas condições do tempo. Caracterizado por chuvas intensas e ventos fortes, este período também marca os dias mais longos e temperaturas elevadas em todo o país.

Segundo o Prognóstico Climático de Verão divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenômeno La Niña terá uma duração mais curta nesta estação. A probabilidade de prevalecimento dessas condições é de 60% entre janeiro e março, caindo progressivamente para 40% entre fevereiro e abril de 2025. A meteorologista do Inmet, Maytê Coutinho, explica que as previsões climáticas indicam o predomínio de chuvas abaixo da média climatológica em grande parte do país.

Regiões afetadas pelas previsões

A região Norte é uma exceção, com previsão de chuvas acima da média. No Nordeste, o total de chuvas entre janeiro e março deverá ser menor. Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, as chuvas devem ficar entre o normal e abaixo da média. “Mesmo com a previsão de chuvas abaixo da média, no noroeste do Nordeste podem ocorrer chuvas mais volumosas em alguns períodos”, pondera Maytê Coutinho.

Na região Sul, onde os volumes de chuvas são naturalmente menores nesta época do ano, as chuvas devem permanecer na faixa normal ou abaixo do normal. No Rio Grande do Sul, a previsão é de chuvas no extremo sul do estado inferiores a 400 milímetros.

Condições oceânicas e zona de convergência intertropical

As águas mais quentes no Atlântico Tropical Norte e mais frias no Atlântico Tropical Sul formam condições para a manutenção da Zona de Convergência Intertropical atuando ao norte da sua posição média climatológica. Essas condições podem impactar atividades econômicas como a agropecuária, a geração de energia por meio de hidrelétricas e a reposição hídrica para manutenção dos reservatórios de abastecimento de água em níveis satisfatórios.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp