Centro Cultural Octo Marques recebe desfile de moda neste sábado, 26

O Centro Cultural Octo Marques será palco, neste sábado, 26, do desfile “A casa da ponte”, realizado pelos alunos de design de moda da Universidade Estadual de Goiás (UEG). O evento começa às 19h30, na galeria Frei Confaloni,  com entrada gratuita.

O desfile tem como objetivo valorizar a identidade cultural de Goiás e mostrar a diversidade e a originalidade da moda produzida no estado. Goiás ocupa o segundo lugar no ranking de maior distribuidor de roupas do país, gerando saldo positivo e movimentando a economia goiana.

Para criar as peças das coleções, os estudantes se inspiraram em artistas de renome em Goiás, como Ana Maria Pacheco, escultora e pintora que retrata a violência e o poder em suas obras; Diego Rustoff, artista plástico que utiliza materiais reciclados para criar peças coloridas e divertidas; Roos, grafiteiro que mistura elementos da cultura pop e do Cerrado em seus murais.

Também vieram inspirações da obra de Cora Coralina, poetisa e contista que expressava em seus versos a simplicidade e a sabedoria do povo goiano; Bicicleta sem Freio BSB, coletivo de ilustradores que fazem intervenções urbanas com traços vibrantes e geométricos; Fábio Gomes, fotógrafo que registra paisagens e pessoas com sensibilidade e criatividade; e Sérgio Pompêo, artista plástico que explora cores contrastantes em suas obras.

Como ponto alto do desfile, os alunos apresentarão uma criação coletiva inspirada no trabalho do artista Octo Marques, que foi um pintor primitivista que retratou em suas obras a cultura, a história e o cotidiano de sua terra natal.

O autor desenvolvia sua arte espelhado  nas paisagens do Cerrado, nas festas religiosas, nas lendas e nos costumes do povo goiano. A obra escolhida pelos alunos foi “A Casa da Ponte”, que representa um símbolo da arquitetura e da memória de Goiás.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Aumento da taxa de cidadania italiana é aprovado: Impacto para candidatos

Aumento da Taxa de Cidadania Italiana Aprovado: Impacto para Candidatos

A Comissão Orçamentária do Parlamento da Itália aprovou recentemente uma emenda que aumenta substancialmente a taxa para a obtenção da cidadania italiana. Até agora, o valor era de 545 euros por processo, um montante que podia ser dividido entre os membros de uma família.

No entanto, com a nova medida, a taxa passará a ser de 3.800 euros por pessoa. Essa mudança significativa foi aprovada pela comissão e reflete uma revisão nas políticas de naturalização do país. A taxa anterior, embora pudesse ser compartilhada por uma família, será substituída por um valor individual mais alto, o que pode impactar significativamente os candidatos à cidadania italiana.

A decisão da Comissão Orçamentária é parte de um processo mais amplo de revisão orçamentária e pode ter implicações para aqueles que buscam obter a cidadania italiana. O novo valor de 3.800 euros por pessoa representa um aumento expressivo em comparação com o valor atual e pode afetar a decisão de muitos candidatos.

É essencial que os potenciais candidatos estejam cientes dessas mudanças e considerem como o aumento da taxa de cidadania pode impactar sua jornada de naturalização. Para mais informações sobre como se inscrever ou quais são os próximos passos, fique atento às atualizações e orientações das autoridades competentes.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp