Press "Enter" to skip to content

Centro Cultural Octo Marques recebe desfile de moda neste sábado, 26

Última atualização 25/08/2023 | 10:42

O Centro Cultural Octo Marques será palco, neste sábado, 26, do desfile “A casa da ponte”, realizado pelos alunos de design de moda da Universidade Estadual de Goiás (UEG). O evento começa às 19h30, na galeria Frei Confaloni,  com entrada gratuita.

O desfile tem como objetivo valorizar a identidade cultural de Goiás e mostrar a diversidade e a originalidade da moda produzida no estado. Goiás ocupa o segundo lugar no ranking de maior distribuidor de roupas do país, gerando saldo positivo e movimentando a economia goiana.

Para criar as peças das coleções, os estudantes se inspiraram em artistas de renome em Goiás, como Ana Maria Pacheco, escultora e pintora que retrata a violência e o poder em suas obras; Diego Rustoff, artista plástico que utiliza materiais reciclados para criar peças coloridas e divertidas; Roos, grafiteiro que mistura elementos da cultura pop e do Cerrado em seus murais.

Também vieram inspirações da obra de Cora Coralina, poetisa e contista que expressava em seus versos a simplicidade e a sabedoria do povo goiano; Bicicleta sem Freio BSB, coletivo de ilustradores que fazem intervenções urbanas com traços vibrantes e geométricos; Fábio Gomes, fotógrafo que registra paisagens e pessoas com sensibilidade e criatividade; e Sérgio Pompêo, artista plástico que explora cores contrastantes em suas obras.

Como ponto alto do desfile, os alunos apresentarão uma criação coletiva inspirada no trabalho do artista Octo Marques, que foi um pintor primitivista que retratou em suas obras a cultura, a história e o cotidiano de sua terra natal.

O autor desenvolvia sua arte espelhado  nas paisagens do Cerrado, nas festas religiosas, nas lendas e nos costumes do povo goiano. A obra escolhida pelos alunos foi “A Casa da Ponte”, que representa um símbolo da arquitetura e da memória de Goiás.