Press "Enter" to skip to content

Centro de Apoio ao Romeiro da OVG realiza 400 mil atendimentos durante Romaria

Última atualização 05/07/2023 | 08:42

Ao longo dos onze dias da Romaria do Divino Pai Eterno deste ano, em Trindade, o Centro de Apoio ao Romeiro (CAR) atendeu cerca de 400 mil pessoas. O espaço, montado pelo Governo de Goiás, por meio da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), ofereceu atendimentos gratuitos 24h por dia, incluindo lanches, serviços de saúde e área para descanso, além de massagem, capela para orações e banheiros.

Entre os dias 23 de junho e 2 de julho, 1,2 mil pessoas atuaram no CAR, entre voluntários, colaboradores e bolsistas do Programa Universitário do Bem (ProBem). Ao todo, foram realizados 7,1 mil atendimentos em saúde em parceria com o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), Secretaria Municipal de Saúde de Trindade e Colégio Oswaldo Cruz. Foram servidos 21 mil litros de leite com canela e aproximadamente 250 mil pães feitos na hora.

“Nesse espaço pensado para acolher os romeiros que estão em peregrinação ao Santuário do Divino Pai Eterno, eu vejo de perto aquilo que move o Governo de Goiás: o amor e a solidariedade! São pessoas pagando promessas que fizeram por entes queridos, pessoas com o coração cheio de gratidão porque alcançaram uma graça. São exemplos que impulsionam a mim e ao governador Caiado na missão de oferecer apoio e dignidade a cada goiano que precisa”, destacou a presidente de honra da OVG e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado.

Compondo as ações do Goiás Social, o CAR atende também famílias vulneráveis de Trindade, oferecendo lanches ao longo do dia, e possibilita a atuação de pessoas dispostas a ajudar. Voluntária no CAR pelo segundo ano consecutivo, a haitiana Beatrice Robelin, de 45 anos, disse que essa é uma oportunidade de fazer o bem. “Uma das coisas que acho mais bonitas aqui em Goiás é essa vontade de amparar o próximo. Me surpreendi quando cheguei aqui. Vendo esse exemplo, eu faço questão de me voluntariar para ajudar também”.

Todo esse trabalho reflete diretamente nas famílias que passam pelo local em romaria. Lúcia Soares de Oliveira, 38 anos, é moradora de Goiânia e sempre passa pelo CAR a caminho de Trindade. “Eu sou muito devota do Divino Pai Eterno e passo por aqui todos os anos. E, olha, tenho que admitir: a cada ano que passa, essa estrutura está melhor, mais organizada. Com certeza contribuiu muito com nossa romaria”, conta.

CAR Trindade

O Centro de Apoio ao Romeiro é uma iniciativa do Governo de Goiás, desenvolvida pela OVG e pelo GPS, que conta com o apoio de parceiros da iniciativa privada e órgãos governamentais, além de voluntários e bolsistas do ProBem, com o objetivo de oferecer suporte aos devotos do Divino Pai Eterno durante a Festa de Trindade.

Neste ano, 370 voluntários e 758 bolsistas compuseram as equipes de trabalho, além dos colaboradores da OVG. A estrutura, que contou com cerca de 3 mil metros quadrados, funcionou no km 10 da GO-060, conhecida como Rodovia dos Romeiros.