Romaria de Múquem recebe centro de Apoio da OVG

Com início há 270 anos, a romaria de Muquém é a mais antiga de Goiás. Todos os anos, no dia 05 de agosto, os romeiros saem da cidade de Niquelândia, conduzindo a imagem de Nossa Senhora D’Abadia, pela Rodovia da Fé. Eles iniciam a trajetória no fim da tarde na Igreja Matriz da Paróquia São José, passam pela Paróquia Nossa Senhora D’Abadia e terminam a caminhada no Santuário de Muquém. A procissão ocorre durante toda a noite e termina com a chegada dos romeiros ao Santuário.

Os peregrinos que participarão da Romaria de Nossa Senhora D’Abadia de Muquém contarão com o acolhimento do Centro de Apoio ao Romeiro (CAR), da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). O atendimento terá início nesta quinta-feira, dia 02, e prosseguirá até o próximo dia 15, data de encerramento da festa religiosa. A abertura oficial do evento tradicionalmente ocorre em 05 de agosto. Mas, devido ao grande fluxo de romeiros que caminham até Muquém, a OVG antecipará o atendimento no CAR. A estrutura foi montada no quilômetro 14, da GO-237, no distrito de Niquelândia, no Norte do Estado. A previsão é de que cerca de 50 mil pessoas sejam atendidas até o final da romaria.

Os romeiros vão encontrar apoio e suporte à longa caminhada de 45 quilômetros. Serão oferecidos lanches (pão com manteiga, mortadela, leite, café e suco) aos peregrinos e às pessoas de baixa renda acampadas na praça de Muquém.

O local terá banheiros com duchas para banho; atendimentos de saúde, principalmente curativos e massagens; e um espaço de convivência, onde serão disponibilizados bancos para descanso, um amparo importante para quem enfrenta o longo percurso e até tomadas para carregar celulares.

O CAR contará com o trabalho de voluntários, funcionários da OVG e da prefeitura de Niquelândia, além da parceria de vários órgãos do Estado de Goiás e da iniciativa privada. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar darão apoio no local. O atendimento ocorrerá durante 24 horas.

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp