Centro de cirurgia animal de Senador Canedo será reformado por reeducandos

Em Mara Rosa, criança obrigada a trabalhar em fazenda após ser abandonado pela mãe

O Ministério Público de Goiás (MPGO), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Senador Canedo, realizou uma atuação extrajudicial para obter a doação de material de construção para reformar o Centro de Castração e Bem-Estar Animal do município. A expectativa é que o local que será utilizado para cirurgias seja reformado.

Segundo o MPGO, o controle populacional de cachorros e gatos pode ser tratada pelas frentes de educação ambiental para posse responsável, microchipagem, que consiste em uma espécie de RG do pet, para apurar e cobrar responsabilidades, castração e encaminhamento para adoção. Sobre os microchips, que facilitam a identificação do animal, a promotoria investiu R$ 19.338, por meio dos termos de ajuste de conduta (TACs).

O acordo do TACs foi firmado ainda no início de 2023, prevendo a destinação de R$ 120 mil para compra de material utilizado pelos reeducandos para a reforma do centro cirúrgico do Centro de Castração e Bem-Estar Animal de Senador Canedo.

Progredindo para liberdade

De acordo com o MPGO, a ação faz parte do projeto “Progredindo para Liberdade”, que foi desenvolvido pela Diretoria-Geral de Administração Penitenciária. Nele, foram destinados materiais para reformas e construções executadas por reeducandos de Senador Canedo. A atuação possibilitou a construção de baias para abrigar animais em recuperação ou que estão se preparando para cirurgias.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp