‘Centro de formação de influencers em SP com praia e banheiro ‘instagramável’ oferece cursos de até R$ 35 mil’

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DE ganhou 1ª ‘faculdade de influencers’ do Brasil, com cursos de até R$ 35 mil, praia artificial e banheiro ‘instagramável’

Com mais de 200 estúdios de gravação, centro de formação Community Creators Academy quer profissionalizar mercado de influencers e aproximá-los das marcas.

‘Centro de formação de influencers em SP tem praia artificial e banheiro ‘instagramável’

‘Centro de formação de influencers em SP tem praia artificial e banheiro ‘instagramável’

A cidade de São Paulo ganhou no início deste mês um centro de formação de influencers e criadores de conteúdo digitais. O local é um grande estúdio, com direito a praia artificial e banheiros instagramáveis (veja vídeo acima).

Chamada pelos executivos da empresa de “primeira universidade de criação de conteúdo do Brasil”, a Community Creators Academy foi instalada num enorme galpão na Vila Leopoldina, na Zona Oeste da capital. A área tem 14 mil m² e mais de 200 estúdios diferentes, para os alunos poderem criar seus conteúdos e jorrá-los nas redes sociais.

Com cursos que variam de R$ 25 mil a R$ 35 mil, a Creators Academy promete transformar o jeito com que os atuais influencers se portam nas redes sociais, para melhorar a atração das marcas e a comunicação com o público.

A ideia foi do empresário baiano Fabio Duarte, dono de uma agência de publicidade na capital paulista especializada em comunicação digital, a Agência California. Ele buscou uma parceria com o grupo educacional Ânima Educação – dono da Universidade Anhembi Morumbi – para formatar o espaço e o programa dos cursos, de olho em um “mercado trilionário”, segundo Duarte. Fabio diz terem sido investidos cerca de R$ 40 milhões na ideia.

As aulas na Creators Academy começaram na primeira semana de agosto, e a “faculdade” conta com cerca de 200 alunos matriculados. Os cursos oferecidos são segmentados por área e variam de três a seis meses, com aulas presenciais de duas a três vezes por semana. Médicos, advogados, dentistas, arquitetos e profissionais liberais, por exemplo, têm aulas focadas na atuação para conquistar novas fontes de receita e fisgar os clientes através das redes sociais. Os alunos participam e produzem videochats, podcasts, aprendem a melhor forma de fazer tutoriais de saúde, moda e qualidade de vida, entre outros. Os estúdios têm até salão de cabeleireiro e maquiagem, salas de atendimento dermatológico e academia para gravar conteúdos de atividade física. Segundo a empresa, as aulas são em formato de mentoria, dadas por nomes badalados do mercado, como Igor Coelho, fundador do podcast Flow, e Sarah Fonseca, da plataforma Skin Quer. Com disciplinas como ética, responsabilidade social, direito digital, empreendedorismo e storytelling, a empresa promete profissionalizar a relação entre marcas e influencers, segundo o CEO.

“A ‘creator economy’ é um mercado gigantesco no mundo, que deve movimentar mais de US$ 1 trilhão nos próximos anos no mundo. E a criação de conteúdo está virando uma grande ‘skill’ [habilidade] valorizada pelo mercado. Antes se exigia datilografar, Pacote Office, inglês. Hoje a criação de conteúdo e a IA [inteligência artificial] são ‘skills’ importantes para aceleração de qualquer carreira”, afirmou Fabio.

> “Atualmente, 75% dos jovens querem ser influencers no Brasil. Então, essa é uma profissão, ou uma habilidade, que vem crescendo muito e vai gerar muitos negócios. E não existia no mundo um local focado na formação dessa habilidade que 1 bilhão de pessoas querem ser nos próximos anos. E daí veio o insight [ideia] de transformar isso num grande hub”, disse.

O curso mais caro é voltado para executivos que desejam se desenvolver melhor para participar de apresentações, Ted Talks, entrevistas e podcasts. Entre os mais de 200 cenários criados no espaço, o mais usado pelos alunos é o de “social commerce”, onde os alunos produzem conteúdo para a venda de produtos em Instagram, TikTok ou Facebook. Mas o banheiro instagramável é, de longe, o que mais faz sucesso, por conta do ambiente de intimidade que facilita os bate-papos entre as “creators”, segundo o empresário.

Embora seja uma escola que diz que aceita qualquer tipo de influencer ou criador de conteúdo digital, o ingresso na escola tem um processo seletivo pago, inspirado no modelo de universidades internacionais. “Nele, o candidato envia uma carta de intenção e um vídeo explicando seus objetivos e motivações para participar do programa. Caso seja aprovado na primeira etapa por nossos especialistas, será convidado para uma entrevista, onde poderá ou não ser selecionado”, explica Fabio. São dadas preferência para alunos que já tenham familiaridade com o ambiente digital e desejam aprimorar seus conhecimentos e se profissionalizar. Sobre o valor dos cursos, o executivo da empresa diz estar alinhado com o mercado internacional.

Num mundo em que os jovens tendem a desistir das carreiras tradicionais para tentar a vida na frente dos celulares, Fabio Duarte diz que a profissionalização dos influencers é um caminho essencial para o sucesso nas redes, mas que não pode descartar a formação tradicional de uma universidade. “Para mim, é inquestionável o poder da educação. A questão de um diploma universitário é importante e vai continuar sendo importante para a vida [do influencer do futuro]. Mas existe um novo mercado, dos cursos livres, de segmentação de ensino para carreiras que estão precisando dessa nova habilidade, que é o conteúdo. Sou um entusiasta do ‘life is learning’, que é a vida inteira você se aprimorar e aprender algo”, afirma.

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