Programa Goiás Sinalizado chega aos municípios do Centro Goiano

Cachoeira de Goiás e Jaraguá, localizados no centro goiano recebem o Programa Goiás Sinalizado. A elaboração de projeto de engenharia de tráfego e a implantação de sinalização de trânsito nos municípios reforçam a segurança de locais de grande fluxo, as equipes do Goiás Sinalizado priorizam as imediações de escolas, visando oferecer melhores condições de travessia e maior segurança a pais e alunos. Desde janeiro, o programa já atendeu 64 municípios. Foram instaladas 2.316 placas e implantado 41.088 mil metros quadrados de sinalização horizontal.

Após aquisição de três caminhões de pintura viária pelo Governo de Goiás, por meio do Detran, os trabalhos do programa foram intensificados. A autarquia hoje conta com seis unidades de sinalização para atender a meta de 153 municípios até o final do ano.

A implantação de sinalização de qualidade é realizada de forma a contribuir para a segurança e fluidez do trânsito. Pioneiro no País, o Goiás Sinalizado busca organizar o fluxo de circulação, reduzir os conflitos, e, especialmente, promover a segurança viária.

Segundo o gerente de Engenharia de Tráfego, Renato Mundim, “O objetivo principal é reduzir os índices de acidentes, levando sinalização aos municípios não municipalizados. Assim o Detran apoia e executa o trabalho para redução de acidentes de trânsito”, ressalta Renato.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do país

O fim de semana terá condições favoráveis a chuvas volumosas nas regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do Brasil. Segundo boletim divulgado hoje (22), em Brasília, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um alerta de chuvas intensas foi emitido para a região que vai do Amazonas, passando por Rondônia, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, sul do Tocantins, Goiás, Pará, Minas Gerais e sul da Bahia.  

Para essas áreas o alerta é de chuva com volume entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60-100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Além disso, também estão previstas chuvas com volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos que podem chegar até a 60 km/h.  

As pancadas podem ocorrer no Acre e Amazonas; sul do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. Chuvas com o mesmo volume são esperadas para o Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo, sul de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Risco reduzido

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A Meteorologia também alerta para a ocorrência de acumulado de chuvas no litoral sul paulista, em todo o litoral paranaense e no litoral norte de Santa Catarina. Nessas regiões estão previstas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com essas áreas de risco. 

Para a região que abrange a faixa leste da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano, até Sergipe, o Inmet informou sobre a tendência de que uma zona de Convergência do Atlântico Sul se configure a partir de sábado, 23, podendo persistir até terça-feira (26), o que poderá ocasionar volumes expressivos de chuva.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp