Última atualização 25/08/2024 | 13:31
Em consonância com as diretrizes do Ministério da Saúde, o CRDT incentiva a realização de testes rápidos para sífilis, HIV, hepatites B e C. Esses testes também estão acessíveis em todas as unidades de saúde de Goiânia.
Prevenção ISTs
No âmbito da prevenção, o uso do preservativo em todas as relações sexuais é enfatizado como uma medida eficaz. Além disso, a imunização é considerada estratégia crucial para casos das vacinas disponíveis para HPV e Hepatite B em todas as salas de vacina da Capital. A vacinação contra o HPV é indicada para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, enquanto a vacinação contra a hepatite B é recomendada para todas as faixas etárias desde 2016.
As formas de prevenção ao HIV continuam as mesmas, como o uso de preservativos e utilização de seringas descartáveis. A recomendação vale também para as outras ISTs como Sífilis e Hepatite Virais B e C. Para quem passou por uma situação de risco, o CRDT disponibiliza de medicações para reduzir o risco de adquirir infecção com HIV. O CRDT funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, porém, para realização de exames (testagem) o atendimento é das 7h às 10h e das 13h às 16h.