Os Centros Dia das Casas do Idoso têm o compromisso de oferecer um serviço humanizado com o objetivo de promover a saúde física e mental dos idosos. É o caso do aposentado Manoel José Calixto, de 93 anos, que é conhecido pela sua simpatia e vitalidade. Com um sorriso sempre presente no rosto, ele se tornou uma figura especial para todos ao seu redor desde que começou a frequentar as atividades do Centro Dia em São José dos Campos.
Calixto, morador da Vila Tatetuba, utiliza os serviços da Casa do Idoso Leste desde 2017 e passou a frequentar o Centro Dia em 2023, após uma cirurgia no fêmur dificultar sua locomoção. Acompanhado por uma van que o leva até a unidade, ele participa de atividades diversificadas promovidas por equipes multidisciplinares, incluindo profissionais de saúde, assistentes sociais, psicólogos, terapeutas ocupacionais e professores de educação física.
Além das atividades esportivas, culturais e de lazer, os idosos que utilizam os serviços do Centro Dia recebem cinco refeições diárias e são tratados com muito carinho e respeito. O ambiente propicia momentos de convivência e fortalecimento de vínculos, possibilitando a formação de novas amizades e a inclusão social entre os participantes.
Calixto, que é patriarca de uma numerosa família, considera a Casa do Idoso fundamental para sua longevidade e boa saúde. Ele destaca a importância das atividades de pintura e fisioterapia para o seu bem-estar. A aposentada Helena Correia dos Santos, de 85 anos, também elogia as atividades oferecidas, revelando sua alegria e satisfação ao participar do Centro Dia.
O Centro Dia das Casas do Idoso oferece um serviço diferenciado e humanizado destinado a idosos semidependentes, com o objetivo de promover a autonomia, inclusão social e melhoria da qualidade de vida. Com atividades diversificadas, refeições balanceadas e acompanhamento especializado, o programa funciona de segunda a sexta-feira, com vans adaptadas para facilitar a locomoção dos idosos.
Os benefícios do Centro Dia incluem a autonomia, bem-estar, melhoria da saúde, fortalecimento de vínculos, formação de novas amizades e inclusão social. Para participar, os idosos precisam estar atendidos pelos Creas e podem desfrutar de um ambiente acolhedor e acolhedor que contribui significativamente para sua qualidade de vida e felicidade na terceira idade.É fundamental ressaltar que o Centro Dia é um espaço que visa oferecer uma experiência única e enriquecedora para os idosos, proporcionando-lhes momentos de diversão, aprendizado e convivência com foco em sua reabilitação física, mental e emocional.