Centro Livre de Artes de Goiânia abre inscrições para atividades online

A Prefeitura de Goiânia, por meio do Centro Livre de Artes (CLA), unidade da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), abre no próximo dia 20 de julho o período de matrículas para diversas opções de cursos e oficinas online nas áreas de Artes Cênicas, Artes Visuais, Música e Oficina Integrada. As aulas têm início dia 17 de agosto e os interessados têm até o dia 30 de julho para inscrição online realizada exclusivamente pelo envio do formulário disponível no link: goiania.go.gov.br/secult/cla somente durante os dez dias de inscrição. Alunos veteranos não precisam fazer inscrição, pois as matrículas serão renovadas automaticamente. A inscrição via formulário é necessária apenas para novatos.

Serão mantidos os cursos livres e oficinas, que o CLA já tem oferecido por meio do WhatsApp e Telegram, além de cursos com certificação pelas plataformas Google Classroom e TeamLink. Cada curso tem um público-alvo e uma quantidade de vagas oferecidas. Todos serão oferecidos gratuitamente.

“O objetivo da Prefeitura de Goiânia e da Secretaria Municipal de Cultura é democratizar o acesso aos nossos cursos, que são oferecidos com muita qualidade e por profissionais de referência. As vagas foram disponibilizadas neste período de pandemia, de isolamento social, em que nosso trabalho está sendo feito todo online, mas a intenção é que os cursos sejam realizados continuadamente, com futuras novas turmas”, afirma a diretora do CLA, Eliane Moura.

No total são sete cursos online com certificação pelo ambiente virtual de aprendizagem do Google Classroom, 104 cursos livres e oficinas ministradas em plataformas de comunicação e vídeo conferência, 68 roteiros com atividades complementares para o ensino de Arte e diversos workshops e vídeos com apresentações artísticas pelo canal do CLA no YouTube. As vagas nos cursos variam de acordo com a área artística de interesse do aluno. Alguns cursos online com certificação possuem vagas ilimitadas.

Todas as informações específicas de cada curso, como dias, horários, carga horária, idade, vagas e ementa estão disponíveis no link: goiania.go.gov.br/secult/cla e também nas rede sociais do CLA (Instagram e Facebook – @centrolivredeartes). Dúvidas, enviar email para: [email protected]

CLA

Fundado em 1975, o CLA atua no ensino da Arte nas linguagens música, artes visuais, teatro e dança. O CLA é uma Escola Livre de Artes responsável por toda formação básica até a qualificação em Artes. O atendimento ao público abrange iniciantes de todas as idades e artistas já atuantes na área através da oferta de cursos sequenciais e cursos livres estabelecendo níveis de emancipação em arte. Os servidores são na maioria mestres e doutores, além de produtores culturais, ocupam a função de professores atendendo as atividades de formação, exposições e eventos. Atualmente, a unidade conta com cerca de dois mil alunos, em três turnos.

Serviço

Assunto: Centro Livre de Artes lança cronograma de cursos e oficinas online

Data: Inscrições de 20 a 30 de julho. Aulas a partir de 17 de agosto

Informações e inscrições: Somente no link: goiania.go.gov.br/secult/cla

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta sexta-feira (22) no Diário Oficial da Uniãoresolução que atualiza as regras sobre o uso de implantes hormonais, popularmente conhecidos como chips da beleza. O dispositivo, segundo definição da própria agência, mistura diversos hormônios – inclusive substâncias que não possuem avaliação de segurança para esse formato de uso.

A nova resolução mantém a proibição de manipulação, comercialização e uso de implantes hormonais com esteroides anabolizantes ou hormônios androgênicos para fins estéticos, ganho de massa muscular ou melhora no desempenho esportivo. O texto também proíbe a propaganda de todos os implantes hormonais manipulados ao público em geral.

“Uma novidade significativa dessa norma é a corresponsabilidade atribuída às farmácias de manipulação, que agora podem ser responsabilizadas em casos de má prescrição ou uso inadequado indicado por profissionais de saúde. Essa medida amplia a fiscalização e promove maior segurança para os pacientes, exigindo mais responsabilidade de todos os envolvidos no processo”, disse em nota Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbenm).

“É importante destacar que essa nova resolução não significa aprovação do uso de implantes hormonais nem garante sua segurança. Ao contrário, reforça a necessidade de cautela e soma-se à resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), que já proibia a prescrição de implantes sem comprovação científica de eficácia e segurança”, destacou a nota.

Entenda

Em outubro, outra resolução da Anvisa havia suspendido, de forma generalizada, a manipulação, a comercialização, a propaganda e o uso de implantes hormonais. À época, a agência classificou a medida como preventiva e detalhou que a decisão foi motivada por denúncias de entidades médicas como a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) que apontavam aumento no atendimento de pacientes com problemas.

Na avaliação da Sbem, a nova resolução atende à necessidade de ajustes regulatórios em relação a publicação anterior. A entidade também avalia a decisão de proibir a propaganda desse tipo de dispositivo como importante “para combater a desinformação e proliferação de pseudoespecialistas, sem o conhecimento médico adequado, comuns nas redes sociais”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp