O Centro Madre Teresa inicia suas operações e expande o atendimento à população, com a inauguração do novo espaço hospitalar do Hospital São José de Criciúma, que oferece um serviço moderno e eficiente, com foco em urgências, recepção e internações. Sob a gestão do diretor executivo Juliano Petters e da diretora institucional Irmã Terezinha Buss, o Centro Madre Teresa de Jesus Gerhardinger entra oficialmente em funcionamento, marcando um novo capítulo para o Hospital São José de Criciúma. Desde o dia 29 de março, a nova estrutura hospitalar, uma das mais modernas da região, está atendendo a população, proporcionando um ambiente acolhedor, eficiente e equipado com tecnologia de ponta.
Neste primeiro momento, três áreas fundamentais estão em operação. O Pronto Atendimento, localizado no subsolo, está apto para atender urgências e emergências de adultos e crianças, garantindo conforto e rapidez nos atendimentos. No térreo, a recepção recebe pacientes e visitantes em uma estrutura ampla e moderna. E, no primeiro pavimento, a Unidade São Rafael inicia suas operações com 30 leitos, oferecendo um ambiente seguro e humanizado para internações.
O Centro Madre Teresa se destaca não apenas pela nova infraestrutura, mas também pela busca contínua da excelência no cuidado ao paciente, inovação e sustentabilidade. A superintendente de operações do HSJosé, Márcia Campos, enfatiza o compromisso da equipe em garantir que cada aspecto operacional atenda aos mais elevados padrões de qualidade e eficiência. Este novo começo promete gerar um impacto positivo na sociedade e demonstra a disposição em fazer a diferença.
A diretora institucional Irmã Terezinha Buss ressalta que a abertura oficial do Centro Madre Teresa reforça o compromisso do Hospital São José em oferecer um atendimento de excelência e cuidado com a saúde da população. O objetivo é manter a instituição como referência em alta complexidade na região, ampliando sua capacidade de atendimento e reafirmando o compromisso com a comunidade. Com o Centro Madre Teresa em pleno funcionamento, a missão é oferecer assistência hospitalar de qualidade, alinhada com os avanços tecnológicos e as necessidades da população.
O CEO destaca que o Centro Madre Teresa consolida o crescimento da região, entregando um conceito de saúde que atende às demandas da população. O compromisso com a sustentabilidade dos serviços da instituição é evidenciado, sem que o cuidado e a atenção à comunidade sejam deixados de lado. A instituição busca equilibrar os serviços oferecidos no Sistema Único de Saúde (SUS) e pelo setor privado, fortalecendo sua posição como referência em atendimento de alta complexidade.
Com uma área construída de 17.238 mil metros quadrados, o Centro Madre Teresa de Jesus Gerhardinger aumenta a estrutura física do hospital para 44 mil metros quadrados. Em funcionamento atualmente, estão o Pronto Atendimento no subsolo, a Recepção, Direção e Serviços Administrativos no pavimento térreo e a Unidade São Rafael, área de Internação, no primeiro pavimento. Em um segundo momento, serão inaugurados os Serviços de Diagnóstico e Imagem no segundo pavimento e o Serviço de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) nos terceiro e quarto pavimentos. Projetos futuros vislumbram a expansão para o quinto, sexto e sétimo pavimentos.
A estrutura do Centro Madre Teresa inclui um amplo pavimento técnico, um espaço funcional e seguro para a instalação e passagem de serviços essenciais, como sistemas elétricos, de ar-condicionado, hidráulicos, de gases medicinais e outros equipamentos técnicos. Esse ambiente contribui diretamente para o bom funcionamento, segurança e flexibilidade das áreas do Centro Madre Teresa, reforçando o compromisso da instituição em oferecer um atendimento de alta qualidade e atender às necessidades da comunidade.