Centro Operacional de Trânsito de Goiânia registra 36 mil atendimentos em 2025

WhatsApp-Image-2025-05-27-at-09.32.33-1536x1152

O Centro Operacional de Trânsito (COT), ligado à Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET), registrou, no período de 1º de janeiro a 6 de maio de 2025, 36.517 atendimentos. Com funcionamento diário, das 5h30 às 23h50, o COT opera por meio de três faixas de comunicação via rádio para coordenar, de forma ágil, as ocorrências registradas em diferentes regiões da cidade. A atuação envolve desde o repasse de demandas recebidas pelo público até o direcionamento de ações para garantir a fluidez do trânsito e a segurança viária.

“O COT recebe e analisada as informações do cidadão para que os agentes atuem de forma célere”, destaca o secretário municipal de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu. De acordo com a SET, as demandas incluem ocorrências como controle de tráfego, colisões, semáforos inoperantes, sinalização danificada, árvores obstruindo placas, necessidade de controle viário em eventos, liberação de baias, abastecimento de viaturas e distribuição de rádios e materiais para intervenções operacionais. A estrutura é composta por oito agentes de trânsito e um atendente, que atuam em turnos para manter o atendimento ininterrupto.

Criado ainda na época da antiga SMT (Secretaria Municipal de Trânsito), o COT passou por diversas atualizações até chegar ao formato atual. Se antes era apenas um ponto de entrega de rádios controlado por um único servidor, hoje é um centro de inteligência e operação que atua com organização, precisão e eficiência.

“O COT não apenas conecta os agentes ao que está acontecendo na cidade em tempo real, como também aproxima a secretaria da população. É ali que organizamos o trânsito, acolhemos as demandas e mostramos que temos um time comprometido com a cidade que se move”, complementa o secretário.

Como acionar o COT

O atendimento ao público é feito exclusivamente via WhatsApp, por meio do número (62) 3524-4620. Por esse canal, o cidadão pode informar problemas relacionados à mobilidade urbana, que são imediatamente registrados e encaminhados para os setores responsáveis.

Orientações:

  • Não mande áudio, mensagens somente por texto;
  • Pode mandar fotos e vídeos, desde que explique na mensagem qual é o problema que está acontecendo, ou sugestão que está dando;
  • Pode encaminhar localização, mas envie também o endereço completo.
  • A orientação da SET é para que a população continue colaborando e utilize o canal oficial de atendimento sempre que perceber algo que possa comprometer o fluxo ou a segurança viária.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp