Para participar da hidroginástica, os interessados devem ter mais de 60 anos, renda de até dois salários mínimos e apresentar documentos pessoais, comprovante de endereço, foto 3×4 e atestado médico
Foi inaugurado nesta quarta-feira (28), às 10h30 duas piscinas nos Centros de Convivência de Idosos Cândida de Morais (CCICM) e Norte Ferroviário (CCINF). Com intuito de que os frequentadores desses centros vão possam praticar hidroginástica, na ocasião também foi implantado o Projeto Cidadania Digital Já. A cerimônia foi presidida pela presidente da Organização das Voluntárias (OVG), Valéria Perillo, que participa da implantação dos benefícios no CCICM e às 10h30, no CCINF.
As piscinas nas duas unidades têm o mesmo padrão, 6 metros de largura por 12 de comprimento, sistema de aquecimento a gás, rampa de acesso, corrimão, tenda de cobertura, alambrado e vestiário. As obras foram feitas numa parceria da Secretaria de Governo (SEGOV), Secretaria de Desenvolvimento Econômico SED-GO e OVG, com investimento superior a 432 mil. Para participar da hidroginástica, os interessados devem ter mais de 60 anos, renda de até dois salários mínimos e apresentar documentos pessoais, comprovante de endereço, foto 3×4 e atestado médico.
Os Centros de Convivência Cândida de Morais e Norte Ferroviário são espaços de socialização que valorizam a terceira idade, permitindo a integração, troca de experiências e o exercício do corpo e da mente. Os locais oferecem atividades gratuitas aos idosos com autonomia funcional, como inclusão digital, dança, artesanato, treinamento funcional, coral, teatro, teclado, oficina de beleza, atividades pedagógicas e passeios. A inauguração das piscinas faz parte das comemorações dos aniversários das duas unidades. O CCI Cândida de Morais completa três anos e o CCI Norte Ferroviário, dois anos de funcionamento.
Cidadania Digital Já
Os frequentadores dos Centros de Convivência de Idosos também participarão do Projeto Cidadania Digital Já, uma parceria entre OVG, Segplan e SED-GO, que promoverá a inclusão dos idosos no uso da internet, por meio de dispositivos móveis, como smartphones, tablets e Smart TV. Assistentes sociais, psicólogas, pedagogas, instrutores digitais e coordenadoras das unidades foram capacitados por professores do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás (UEG) para a implantação do projeto, que facilitará a comunicação dos idosos com seus familiares e amigos, por meio das novas tecnologias. A iniciativa também será implantada na Vila Vida e Complexo Gerontológico Sagrada Família ainda no mês de março.