Press "Enter" to skip to content

Cerca 60% dos casos de perda de visão poderiam ter sido evitados com tratamento adequado

Última atualização 13/10/2022 | 11:47

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo menos 1 bilhão de pessoas com algum tipo de deficiência visual poderia ter evitado essa condição com um tratamento precoce adequado. Isso é equivalente a 60% dos casos totais. Entre os métodos de prevenção, um dos mais importantes é manter um acompanhamento constante com um oftalmologista.

Prevenção contra perda de visão

O Dia Mundial da Visão é celebrado anualmente na segunda quinta-feira de outubro. Neste ano, trata-se do dia 13 deste mês. A data teve instituição da Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira (IAPB), justamente para estimular as pessoas a prevenir doenças e promover a saúde ocular.

O oftalmologista Ícaro Calafiori é mestre pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), diretor clínico da Fundação Banco de Olhos de Goiás e membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). Em entrevista ao DE, o médico afirma que é necessário consultar com um oftalmologista pelo menos uma vez por ano.

No entanto, em casos mais graves, como glaucoma e catarata, a visita deve acontecer de seis em seis meses, ou até de três em três meses; depende de cada caso. Olhos com dor, vermelhos, com baixamento de visão são indicativos de que é preciso avaliar melhor a situação com um oftalmologista, além das consultas rotineiras de cada ano.

Mesmo assim, existem certos hábitos que cada pessoa pode fazer por si só a fim de evitar problemas de visão. “Uma boa qualidade de vida, uma alimentação equilibrada e atividades físicas podem ajudar na saúde dos olhos”, aconselha Ícaro. Parar o tabagismo também é uma importante medida para melhorar a saúde ocular.

Olhos nas telas e o perigo da coceira

Diariamente, todos estão expostos frequentemente a telas diversas. Segundo Ícaro Calafiori, o ideal é evitar períodos longos com o direcionamento da visão para computadores, celular e afins. Isso impede que a visão se degrade mais rapidamente.

“O excesso de visão de perto por horas ininterruptas pode causar um avanço da miopia, por exemplo. Além disso, a pessoa está ali prestando atenção no computador, no celular, no tablet, e acaba não piscando o olho com a frequência que deveria. Isso proporciona um olho mais seco”, explica.

Coçar os olhos é um outro fator perigoso capaz de danificar a saúde ocular. Pode aumentar problema de conjuntivite, causar algo prejudicial à córnea e também culminar em um grau de astigmatismo, sendo que a coceira é a principal causa dessa condição.

A alergia é o motivo central da coceira nos olhos. Porém, corpos estranhos que caíram e olhos secos também são fatores que influenciam. O mais recomendável, nesses casos, é ir ao oftalmologista para tratar as causas. “O ideal é não coçar os olhos, mas se estiver coçando muito, uma compressa de água gelada pode dar uma aliviada nessa coceira”, finaliza Ícaro.