Última atualização 29/12/2022 | 15:50
A posse de Lula pode ter a presença de cerca de 5 mil pessoas partindo de Goiânia. A expectativa é que ao menos 100 ônibus tenham a capital goiana como ponto de encontro rumo à Brasília. A média de vagas é de 50 em cada um. A informação é da organização do PT estadual. Cinco veículos compõem a caravana organizada pela legenda municipal. Outros seis estão articulado diretamente com o vereador de Goânia, Mauro Rubem.
O coordenador do movimento do partido na capital, Carlos Martins, afirma que são 46 vagas em cada um dos ônibus alugados. Todos estão com lotação máxima. O transporte é gratuito e a programação a ser seguida é a do próprio evento. Apesar disso, os passageiros são convidados a contribuírem voluntariamente com qualquer valor.
“Não há critério de filiação partidária. Estamos acolhendo populares em geral. Além de nossa caravana, há várias outras preparadas por organizações independentes. Tem um pessoal de ocupações urbanas se organizando para ir e também famílias bem vulneráveis. Nós sairemos no dia 1º, às 7h, da Praça do Trabalhador e retornaremos no mesmo dia às 20h”, diz.
Para organizar a mobilização, a cúpula nacional da sigla disponibilizou um email para envio de informações sobre a caravana. O GT da Posse estima público de 300 mil na cerimônia que, além do protocolo exigido pela Constituição Federal, incluirá shows com artistas apoiadores de Lula. Um palco está sendo montado na Praça dos Três Poderes onde famosos se apresentarão a partir das 11 h e seguirão até a madrugada do dia 02.
“Um sistema de cadastramento para que as pessoas possam ser recepcionadas em Brasília, acolhidas em alojamentos e protegidas. As medidas são necessárias para proporcionar maior segurança a todos. […] As orientações da organização aos participantes são de não ficarem sozinhos em momento algum”, consta no site do PT.
Comunicação instantânea
Grupos estaduais oficiais foram abertos no whatsapp para facilitar a comunicação dos participantes. Para ingressar em um deles, basta clicar neste link. A legenda pede a doação de recursos para ajudar na mobilização da “maior festa popular da história”. Os valores variam de R$ 13 a R$ 1.064, através de PIX, cartão de crédito ou boleto bancário.
Trajeto
Embora o percurso e alguns detalhes estejam sendo revistos, o presidente eleito Lula e o vice-presidente Geraldo Alckmin devem partir da Catedral Metropolitana de Brasília em direção ao Congresso Nacional às 14h30. O último ato previsto é a ida deles para o Palácio do Planalto por volta das 16h30.